Volta às aulas: calendário individual do aluno 2021

Volta às aulas: calendário individual do aluno 2021

Olá bonitos, tudo bem como você?!

Tenho certeza de que nos últimos dias você deve ter dado uma olhadinha em um calendário seja ele digital ou impresso. Afinal a humanidade sempre buscou estratégias para registrar a passagem do tempo. Sendo o calendário uma das formas de registro mais difundida.


O USO DO CALENDÁRIO EM SALA DE AULA


Durante a infância as crianças em suas casas costumam observar os calendários com certa curiosidade, tentando compreender o que aqueles símbolos significam. 

Por meio desta observação dos calendários os pequenos têm um dos primeiros contatos com os números. Pesando em trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos e impregnar de sentido a prática do uso do calendário o professor deve sim trazer o uso calendário para a sala de aula.
O trabalho com o calendário é muito importante pois ele é uma ferramenta que não serve somente para aprender sobre o tempo, mas também é uma fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.

Eu mesma costumo trabalha diariamente com o calendário em minha turma. A exploração do calendário já faz parte das minhas atividades permanentes com os pequenos.
Que trabalhar o calendário diariamente com a sua turma? Se sim, veja estas dicas:
- Tenha um bem grande (calendário da turma) para que todos possam consultar 
- Distribua calendários individuais par aos alunos, para que eles tenham sempre um calendário em seus cadernos para realizar atividades, pesquisas e consultas.
- Marque sempre do calendário da turma o dia que estamos, e peça para que o aluno também marque em seu calendário individual. 
- Marque no calendário coletivo as rotinas semanais, como por exemplo, o dia do brinquedo. Assim os pequenos ficam bem atentos ao calendário e começam a contar os dias que faltam par ao tal evento, gerando uma interação natural e estimulante com o calendário.
Peça sempre para que o ajudante do dia localize a data do dia no calendário da turma, pintado ou fazendo um X na data do dia.

SOBRE O CALENDÁRIO INDIVIDUAL DO ALUNO

Como vimos, o trabalho com o calendário em sala de aula é maravilhoso para o desenvolvimento dos nossos pequenos. E como já pontuado é importante que cada alunos tenha o seu calendário para consulta e desenvolvimento de atividades.
Por isso, sugerimos o calendário individual do aluno 2021. Ele pode ser colado no caderno da criança, para que ela tenha durante todo o ano um calendário para consulta.
O calendário também apresenta um campo para que o aluno se desenhe e um outro campo para que a criança escreva ou desenhe o que pretende realizar no ano de 2021, trazendo reflexão sobre as expectativas e objetivos dos pequenos para o novo ano.

Se quiser poderá colaborar com o blog👊


Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.

2 Comentários

  1. Parabéns pelo capricho e pela disponibilidade!

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia maravilhosa! Acompanho suas postagens e quero lhe parabenizar pelo lindo trabalho que faz parabéns! vc é nota 10 obrigado por compartilhar conosco! gratidão !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem