ATIVIDADE FLIP BOOK ARQUIVINHO VOGAIS

ATIVIDADE FLIP BOOK ARQUIVINHO VOGAIS

O ENSINO DAS VOGAIS

Olá, bonitos! Tudo bem?!

Os professores alfabetizadores sabem que quando nossas começam a dar seus primeiros passos na alfabetização é chegada a hora de auxiliá-las aprender as vogais A, E, I, O e U.


O trabalho com as vogais é muito importante porque elas são o núcleo das sílabas a. Elas juntam-se a outras vogais e as consoantes para formar as sílabas e as palavras da língua portuguesa.

E nos educadores podemos usar diversa ferramentas para ensinar as vogais par aos pequenos, por exemplo:

- Através da música: Podemos pesquisar e utiliza ruma série de músicas educativas em nossas aulas que tenham como temáticas as vogais, favorecendo a memorização e ludicidade neste processo de maneira prazerosa.

- Usando imagens: Mostrando imagens aos pequenos para que eles façam a associação do nome imagem com a vogais, podendo explorar o som inicial, do meio e do final de acordo com a posição da vogal no nome da figura.

- Jogos e brincadeira:  podemos usar por exemplo jogos e brincadeiras pedagógicas como trava Letras, Soletrando e jogo da memória com as letras

SOBRE O ARQUIVINHO VOGAIS

Como sugestão para iniciar o trabalho com as vogais indicamos o nosso arquivinho das vogais. Nesta atividade os pequenos montarão o seu arquivinho e dentro deles encontrarão atividades sobre cada uma das vogais.

As atividades do arquivinho privilegiam o ensino e treino do traçado da letra, a percepção de som inicial favorecendo a relação entre grafemas e fonemas  e o exercício da motricidade fina através do recorte.


        

O    site possui também Outros arquivinhos que segue a mesma estrutura do arquivinho vogais.

Se gostou dessa atividade, você não pode deixar de conhecer os outros ARQUIVINHOS E FLIP BOOKS disponíveis no blog com diversas temáticas.

PARA MONTAR O ARQUIVINHO VOGAIS

Deve-se imprimir, recortar e colar o molde para montagem do arquivinho, após montado a criança deve dar início a realização das atividades propostas.

Habilidades BNCC:

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.




Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





2 Comentários

  1. Estou encantada nas suas atividades! Parabéns...estou usando várias! Tem me ajudado muito. Grata a Deus por sua vida! Chuva de bênçãos para você.

    ResponderExcluir
  2. COMO POSSO ADQUIRIR ESSES MATERIAIS

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem