SUGESTÕES DE EXPRESSÕES PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO: ENSINO HÍBRIDO.

SUGESTÕES DE EXPRESSÕES PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO: ENSINO HÍBRIDO.

 

CHEGOU A HORA DE ELABORAR OS RELATÓRIOS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS

Olá, bonitos! Tudo bem com vocês?!

Sei que deve estar uma correria por aí com o trabalho pedagógico de final de ano letivo, afinal com a pandemia causada pelo vírus covid19 trouxe inúmeros desafios para nossa rotina como educadores.


Dentre esses desafios impostos aos professores se encaixa também a elaboração dos relatórios individuais dos nossos alunos, que estiveram que aderir à modalidade de ensino híbrido com a retomada das aulas presenciais neste ano de 2021.

As escolas adaptaram-se para o ensino híbrido organizado em muitas instituições como sendo, atividades realizadas no ensino remoto e atividades em sala de aula. Na escola onde trabalho por exemplo, nos organizamos semanalmente, dividindo a turma em dois grupos. Sendo que uma semana parte da turma assiste às aulas presenciais, na semana seguinte realizam atividades em casa através do ensino remoto.  

E agora é a hora de descrever como foi o desenvolvimento dos alunos durante o ensino híbrido. Sendo muito importante que o professor descreva da melhor maneira possível como seu deu o aproveitamento do aluno. Observando aspectos cognitivos e socioemocionais.

Devemos ressaltar que mais do que nunca o professor deve ter um olhar sensível na hora de produzir o relatório, pois as famílias foram afetadas de maneira diferente pela pandemia, e por isso o aproveitamento de cada aluno pode ser muito diferente.

Claro que temos também o caso das famílias que optaram por não aderirem ao ensino híbrido ou aderiram em parte sem motivo plausível, e estes casos também devem ser explicitados no relatório, para respaldo da escola e do professor.

SOBRE A FICHA DE SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO ENSINO HÍBRIDO

Pensando em ajudar o professor na elaboração do relatório de seus alunos, compilamos algumas expressões em uma ficha, para que o professor possa utilizar em caso de dúvidas na hora da elaboração dos relatórios de sua turma.

Lembrando que são apenas sugestões, cada professor produz o seu relatório de acordo com sua realidade.

Abaixo a integra das sugestões para relatório, após se desejar baixe também o PDF para consultar também:

DESCRIÇÃO RESUMIDA DO PERFIL DO ALUNO NO ENSINO HÍBRIDO:

• O aluno _________________ é uma criança muito inteligente, criativa e dedicada. Adaptou-se bem à modalidade de ensino híbrido, participa de todas as atividades respondendo com entusiasmo quando requisitado e fazendo colocações relevantes sobre as atividades.

• O aluno_______________ é uma criança talentosa e criativa, porém apesar de seus talentos tem dificuldade para cumprir regras e ainda não se adaptou ao ambiente escolar e ao ensino híbrido. Em sala de aula, participa pouco das atividades propostas, nas devolutivas das atividades remotas também foi observada dificuldades na realização das tarefas nos prazos estabelecidos.

• O aluno ______________, é uma criança calma, criativa e apresenta um comportamento normal para a faixa etária. Está adaptando-se bem a rotina no ensino híbrido. Em sala de aula, tem um bom relacionamento com os colegas e realiza suas atividades com atenção. Nas devolutivas das atividades remotas foi observada resistência no acesso as atividades propostas, o que impossibilitou a realização das tarefas propostas.

SOBRE A HIPÓTESE DE ESCRITA

•Encontra-se na hipótese de escrita pré-silábica, ou seja, as produções escritas são marcadas pela não correspondência entre partes do falado e partes do escrito, ou seja, não há correspondência sonora.

• Encontra-se na hipótese silábica sem valor sonoro, ou seja, escreve uma letra para cada sílaba, sendo que não usa, necessariamente, letras com correspondência sonora para escrever as palavras.

• Encontra-se na hipótese silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba.

• Encontra-se na hipótese silábica-alfabética, sendo que agora não registra mais só uma letra para cada emissão de som, mas passou a colocar mais letras nos registros silábicos, às vezes usando-as de forma pertinente, às vezes escolhendo-as aleatoriamente.

• Encontra-se na hipótese alfabética. Já compreende a maioria dos valores sonoros das letras que precisa para formar as sílabas e palavras, produzi registros que podem ser lidos por outras pessoas e já começa a se questionar sobre como grafar corretamente as palavras.

SOBRE O DESEMPENHO NA LEITURA

• Lê com entonação e pontuação adequada, os diferentes textos dos gêneros previstos

• Na leitura ainda tem dificuldade para ler palavras simples, mas já reconhece e nomeia todas as letras do alfabeto, algo que é extremamente importante para sua evolução dentro do seu processo de alfabetização.

• Ainda não percebe a necessidade de ler com entonação e pontuação adequada.

• Faz leitura e escrita de palavras de sílabas simples, mas ainda necessitando de um pequeno auxílio.

• Faz leitura de palavras, frases com facilidade.

• Nas situações de leitura de textos memorizados, busca ajustar o falado ao escrito, apoiando-se nos conhecimentos que tem sobre as letras e textos.

• Realiza a leitura de textos com fluência.

 

SOBRE O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO:

 

·        Ainda não identifica os numerais pedidos nem suas respectivas quantidades.

·        Já identifica os numerais pedidos bem como suas respectivas quantidades.

·        No lógico- matemático identifica os números de 0 a 10 e as formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e sequenciar números.

·        Quanto aos conceitos matemáticos, já reconhece as formas geométricas planas e as relaciona com os objetos de seu cotidiano. Reconhece a contagem de números de 0 a 10 estabelecendo relação de quantidade.

·        Como o auxílio da professora, consegue ordenar quantidades e localizar números em uma sequência ou intervalos numéricos a partir de 20.

·        Tem um bom raciocínio lógico, reconhece os números até aqui trabalhados e relaciona quantidades, também identifica formas geométricas planas e as relaciona com os objetos de seu cotidiano.

·        Nos conceitos matemáticos atingiu os objetivos propostos, estabelece relações representando os numerais e suas quantidades, também identifica formas geométricas planas e as relaciona com os objetos de seu cotidiano.

·        Reconhece os números até aqui trabalhados, também realiza cálculos matemáticos simples envolvendo adição e subtração de forma autônoma.

·        Nos conceitos matemáticos atingiu os objetivos propostos, estabelece relações representando os numerais e suas quantidades, também identifica formas geométricas planas e as relaciona com os objetos de seu cotidiano, realiza cálculos simples envolvendo adição e subtração precisando de poucas intervenções.

CONCLUSÃO: DESEMPENHO DO ALUNO

·        Neste período podemos concluir que o aluno teve um desempenho satisfatório e que construímos conhecimentos bastante significativos no nosso processo de aprendizagem.

·        Podemos concluir que neste período houve um bom desenvolvimento global, com aquisição de novos conhecimentos durante o processo de aprendizagem. 

·        Neste período conclui-se que não houve um desenvolvimento satisfatório, pois a participação nas aulas e atividades não foi adequada.

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem