>

ATIVIDADE DIA DO SOLDADO:CANTIGA MARCHA SOLDADO

 ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO PARA O DIA DO SOLDADO COM A CANTIGA MARCHA SOLDADO

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ALINHADA A BNCC COM CANTIGA MARCHA SOLDADO PARA IMPRIMIR EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade de alfabetização do dia do soldado em preto e branco em papel A4

A defesa da pátria é uma missão que somente pessoas com coragem e determinação podem exercer, essas são as incumbências relativo ao trabalho dos nossos soldados, fazendo deles merecedores de uma data comemorativa.

Quando é comemorado o dia do Soldado?


Comemoramos o dia do soldado no dia 25 de agosto.  Esta data comemora esta atividade que é exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção de nosso país. 

O dia 25 de Agosto foi escolhido por ser o dia de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, que ficou conhecido como Duque de Caxias, soldado que lutou e defendeu o Brasil em vários conflitos nacionais e internacionais e se tornou o patrono do exército brasileiro.

Sobre a atividade

Pensando nesta data comemorativa especial, proponho atividades com a cantiga Marcha, soldado. O objetivo principal dessa atividade educativa é despertar na criança  a reflexão sobre o papel do soldado e sua importância para o país, e também é uma homenagem a estes profissionais responsáveis pela defesa da pátria. 

Aspectos a trabalhar

Nesta atividade trabalharemos aspectos da alfabetização infantil como espaço entre as palavras, números de letras e sílabas, separação silábica, texto lacunado e formação de frase.

  • A criança irá trabalhar com identificação e pintura de espaços nas palavras da cantiga Marcha Soldado. 
  • Irá também trabalhar a palavra Soldado identificando quantidade de letras e sílabas e também sua separação silábica. 
  • No texto lacunado a criança irá preencher os espaços faltantes com as palavras que compõe a cantiga de roda  Marcha Soldado
  • Em frases secretas, a criança irá identificar os nomes de cada figura, irá preencher na atividade em seu respectivo campo, a letra inicial da palavra que compõe cada figura, formando assim silabas e palavras, ao fim desta atividade a criança deverá escrever a frase secreta que se formou depois das decodificações que a mesma fez.

Além destes objetivos já expostos também desenvolveremos a oralidade da criança e a musicalidade através do trabalho com cantigas de roda.

Habilidades conforme a BNCC:

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e texto.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido

Para baixar o molde em PDF para imprimir gratuitamente clique no botão abaixo.


FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

Postar um comentário

0 Comentários