ATIVIDADE DE MATEMÁTICA TEMA FOLCLORE: ADIÇÃO FOLCLÓRICA

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA TEMA FOLCLORE: ADIÇÃO FOLCLÓRICA

Atividade de Matemática que trabalha maior que, menor que e igual a

Atividade de matemática tema folclore com conceitos de maior menor e igual interativa
Foto de modelo da Atividade de Matemática em preto e branco (a esquerda) em papel a4 abaixo da Atividade de matemática Adição folclórica colorida feita em um caderno (a direita) 

Já parou para pensar que o passar de conhecimento para uma criança principalmente matemático pode ser uma tarefa mais difícil do que deveria ser?

Por maior que seja a disciplina empregada na condução de atividades, ou afinco que a criança tem em absorver conhecimento, crianças ainda continuam crianças, tem o desejo de brincar a maior parte do tempo, de interagir com outras criança, de investigar e descobrir coisas novas, de mostrar as pessoas com quem convive aquilo que acha surpreendente.

Quando uma criança está aprendendo algo e ao mesmo tempo se divertindo, este momento é único, visto que o aprendizado se torna algo natural e mais próximo a sua realidade, portanto devemos aproveitar essa oportunidade para otimizar a prática pedagógica e tornar o aprendizado mais eficiente.  

  Pensando nisso, desenvolvi essa atividade interdisciplinar “Atividade Adição Folclórica”, assim a criança pode trabalhar conceitos como folclore e matemática, ao mesmo tempo tem um reforço de sua atenção graças ao uso de uma atividade interativa e lúdica.

Desta forma criamos uma condição que é muito interessante para criança, no caso brincar e interagir com os resultados, ao mesmo tempo potencializamos sua capacidade absorver conhecimento de forma mais qualitativa, seja inferindo um conceito ou trabalhando os pontos importantes de características de um personagem folclórico.

Sobra a Atividade adição folclórica. 

Esta atividade interativa com a temática folclore visa o trabalho com cálculos de adição e explora conceitos iniciais de maior, menor e igual. Desta forma abriremos caminho para que, em outras atividades o professor possa inserir com mais tranquilidade os símbolos matemáticos > (maior que), < (menor que) ou = (igual a).

Sugestão de trabalho:

Para contextualizar converse com as crianças sobre os conceitos "maior que", "menor que" e "igual a" para inseri-la no tema. 

Em seguida apresente às crianças a atividade educativa adição folclórica.

Leia as instruções e oriente-os para a realização da atividade.

Primeiramente as crianças deverão realizar os cálculos de adição propostos, em seguida recortar as peças da atividade e montar em seus cadernos, colocando os cálculos em cada bolsinho de acordo com o resultado.

Habilidades de acordo a BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Por Pedagoga Ingrid Moraes


Para baixar o molde em PDF para imprimir gratuitamente clique no botão abaixo.


Descubra Recursos Educativos Inigualáveis

            Você já imaginou ter acesso a atividades educativas que vão
além do comum? Para os apaixonados por educação que buscam sempre mais, temos
uma oportunidade única. Ao acessar https://www.loja.pedagogaingrid.com/,
mergulhe em arquivos exclusivos que transformarão qualquer experiência
educativa em uma jornada fascinante.



 Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária


            Ainda quer mais? Para os verdadeiros entusiastas da educação, convidamos você a se juntar a uma comunidade vibrante e comprometida. Tornando-se um membro do nosso clube de apoiadores pelo https://apoia.se/pedagoga-ingrid, você abre as portas para um mundo de materiais inéditos e exclusivos.


        Ao fazer isso, você não apenas enriquecerá seu acervo de recursos educativos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento de mais conteúdos de qualidade.


Tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA TEMA FOLCLORE: ADIÇÃO FOLCLÓRICA , PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 07 de ago. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/08/atividade-de-matematica-tema-folclore.html>

3 Comentários

  1. Parabéns!
    As atividades interativa despertar o interesse das crianças para realizar.obrigada por disponibilizar .

    ResponderExcluir
  2. Atividades sensacional

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas atividades! Muito bacana.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem