ATIVIDADE DE TREINO CALIGRAFIA LETRA CURSIVA: CALIGRAFANDO CANTIGAS DE RODA

ATIVIDADE DE TREINO CALIGRAFIA LETRA CURSIVA: CALIGRAFANDO CANTIGAS DE RODA

 Trabalhando o uso da escrita com apoio de cantigas de roda

O uso de cantigas de roda são ferramentas poderosa no desenvolvimento da escrita, sendo recomendável uma contextualização do cotidiano infantil para uma alfabetização eficiente

Atividade de Caligrafando Cantiga de Rodas.

Sobre a importância do uso da Escrita Manual

A escrita manual é muito importante no desenvolvimento de aptidões humanas. Dentre estas aptidões podemos citar o desenvolvimento da atenção, concentração e memória.  Ou seja, quando a criança aprende a escrever de forma correta, sabendo traçar as letras tanto na forma imprensa quanto na forma cursiva, com o desenvolvimento de muitos dos seus aspectos psicomotores.

A escrita manual faz parte do cotidiano das nossas crianças, elas exercitam a escrita dentro do ambiente escolar e no ambiente doméstico. Portanto pela sua utilidade, a escrita é umas das ferramentas essenciais ao processo comunicativo.

Temos hoje um grande avanço tecnológico, e com isso outras formas de comunicação como WhatsApp, Facebook, Instagram entre outros, se tornaram ferramentas bem diversificadas para comunicação com o envio de Emojis, imagens, textos ditáveis e áudios em seu portifólio, todavia  a escrita manual permanece com seu espaço e não caí em desuso, graça a sua característica personalíssima.

 

Peculiaridade quanto a Escrita Cursiva

A escrita manual costuma ter características bem pessoais. Indo além de um simples traçado, é uma forma única de se expressar, e isto não ocorre apenas com a letra cursiva, mas também ocorre com a escrita usando letra de fôrma (conhecida como bastão). Uma vez que, dificilmente duas pessoas conseguirão escrever do mesmo jeito, sendo também uma forma de identificação forense. Ah que se ressaltar que não existe uma forma única de escrever, e dependendo da região do país podemos encontrar algumas variações da grafia cursiva, a exemplo da letra “A” que é grafada de maneira diferentes pelas regiões brasileiras.

A caligrafia em sala de aula:

A escrita cursiva tem uma grafia mais complexa que a letra de fôrma, muitos professores buscam exercícios para treino de caligrafia e assim facilitar o ensino da letra cursiva em sala de aula. 

Ressalto que o trabalho com as atividades de caligrafia não deve ser um processo mecânico de cópia de palavras ou textos sem a observância do cotidiano do aluno.

Por isso sempre é indicado um trabalho contextualizado, usando palavras que fazem parte da rotina das crianças, cantigas de roda, parlendas, quadrinhas e adivinhas são instrumentos que instiguem a nossa criança a construir e revisar sua escrita.

 

Atividade Caligrafando Cantigas de roda

 

Pensando em um trabalho mais contextualizado para os exercícios de treino de caligrafia propomos a atividade "Caligrafando Cantigas de Roda" temos a presença escrita das cantigas de roda, que primeiramente terão suas palavras pontilhadas cobertas pela criança; e em um segundo momento serão treinadas em um espaço adequado abaixo do pontilhado a exercitar a escrita.

Na atividade também há um espaço destinado para que a crianças ilustre a cantiga de roda através de um desenho.

Desta forma pretendemos fazer o momento de exercitar a caligrafia como algo mais prazeroso, uma vez que a criança poderá fazer o treino cursivo a partir das cantigas de roda que ela já canta e fazem parte do seu cotidiano.

O uso das cantigas a criança tem a possibilidade de brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória.

 

Proposta Pedagógica:

Está atividade de Treino Cursivo é indicada para alunos que já se encontram alfabetizados, ou seja, que já leem e escrevem com certa autonomia. Para iniciar o processo de alfabetização o tipo de letra mais indicada é a letra de fôrma ou também conhecida como bastão. 

Esta escolha pela letra de forma/bastão está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita.

Pois durante o início da alfabetização, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado mais simples. O aprendizado da letra cursiva deve ser trabalhado com crianças em nível de escrita alfabética.

E antes de estarem alfabetizadas elas podem sim ter contato com a letra cursiva? Sim, desde que tal contato fique restrito à leitura, para que não haja conflitos em seu processo de alfabetização.

É interessante que antes de fazer as atividades “Caligrafando Cantigas de Roda” que o professor já tenha feito outras atividades sobre as cantigas:  cantar a cantiga com os alunos, realizar a leitura coletiva sobre a cantiga de roda e sequencias didáticas sobre as cantigas, são alguns dos exemplos de atividades a serem executadas junto aos alunos pelo professor.

Desta forma o trabalho será ainda mais contextualizado e fará sentido para a nossa criança.

 

Habilidades da BNCC:

  • (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
  • (EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • (EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.



Conheça também O kit de atividades folclóricas e lendas

            O kit de atividades folclóricas e lendas é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a cultura brasileira. O kit inclui atividades variadas, como caça ao tesouro, quebra-cabeças e jogos, todos baseados em histórias folclóricas e lendas brasileiras. As atividades são divertidas e educativas, e ajudam as crianças a aprender sobre a cultura brasileira de uma forma lúdica.


               Além de ser divertido, o kit de atividades folclóricas e lendas também é uma ótima maneira de estimular a criatividade e a imaginação das crianças. As atividades incentivam as crianças a pensar criativamente e a usar sua imaginação para criar suas próprias histórias. O kit também é uma ótima maneira de promover a leitura e a escrita, pois as atividades envolvem a leitura de histórias e a escrita de textos.



Se você está procurando uma maneira divertida e educativa de ensinar as crianças sobre a cultura brasileira, o kit de atividades folclóricas e lendas é a escolha perfeita. O kit está disponível na loja online da Pedagoga Ingrid.


Descubra Recursos Educativos Inigualáveis

            Você já imaginou ter acesso a atividades educativas que vão
além do comum? Para os apaixonados por educação que buscam sempre mais, temos
uma oportunidade única. Ao acessar https://www.loja.pedagogaingrid.com/,
mergulhe em arquivos exclusivos que transformarão qualquer experiência
educativa em uma jornada fascinante.



 Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária


            Ainda quer mais? Para os verdadeiros entusiastas da educação, convidamos você a se juntar a uma comunidade vibrante e comprometida. Tornando-se um membro do nosso clube de apoiadores pelo https://apoia.se/pedagoga-ingrid, você abre as portas para um mundo de materiais inéditos e exclusivos.


        Ao fazer isso, você não apenas enriquecerá seu acervo de recursos educativos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento de mais conteúdos de qualidade.


Tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem