ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: SEQUÊNCIA JUNINA O SANFONEIRO SÓ TOCAVA ISSO

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: SEQUÊNCIA JUNINA O SANFONEIRO SÓ TOCAVA ISSO

Olá, bonitas!

Festa junina é uma época adorável! São doces, brincadeiras, fogueiras, balões, camisas quadriculadas, maquiagem temática nas meninas e um bigodinho nos meninos sem falar claro nas tradicionais bandeirinhas!



As bandeirinhas estão para a festa junina assim como o ovo de Páscoa está para Páscoa, não tem como dissociar uma coisa da outra.

Indo além, de imediato não consigo lembrar de uma outra ocasião que devêssemos usar tais bandeirinhas a não ser nas comemorações juninas.

Você sabe quando começa o período de festa juninas?

As festas juninas têm início em 01 de junho e vai até o dia 30 de junho!

Qual a origem das festas juninas?

As festas juninas têm origem nos países do hemisfério norte, muito antigamente os camponeses faziam celebrações com desejos de uma boa colheita e faziam bastante comidas com os cereais que eram colhidos, os cereais mais usados hoje são o milho e amendoim.


SOBRE A ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: SEQUÊNCIA JUNINA O SANFONEIRO SÓ TOCAVA ISSO  


Sequência didática junina o sanfoneiro só tocava isso! Nesta sequência arretada de boa trabalhamos interpretação de texto, separação de sílabas, formação de palavras, frases e a construção e leitura de gráficos.

Habilidades:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima


Clique AQUI para ver mais atividades para alfabetização sobre sílabas e métodos fônicos.

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem