SEQUÊNCIA CUBO BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA

SEQUÊNCIA CUBO BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA

 

As brincadeiras, sejam elas com colegas de sala de aula, amigos e familiares, acredito ser um dos momentos mais marcantes da juventude.

Nessas brincadeiras desenvolvemos raciocínio lógico, respeito as regras, solidariedade, relacionamento com os diferentes e compaixão.



Isto posto, trazemos para vocês um cubo muito especial, o Cubo das brincadeiras africanas ,este objeto irá proporcionar a criança e ao professor conhecer novas brincadeiras e assim explorar um novo universo de possibilidades com os pequenos.

 

Você  deve estar se perguntando, quais brincadeiras contêm este cubo?

Terra-Mar

Com origem em Moçambique, nação do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa, temos a primeira brincadeira.

 

Para este jogo não é necessário nenhum material, realiza-se ao ar livre e basta um traço desenhado no chão. Os jogadores dispõem-se em fila ao longo deste traço, sem o pisar.

No início do jogo, define-se que um dos lados do traço é o «Mar» e o outro é a «Terra». É escolhido um jogador para dar a voz de comando, que será «MAR» ou «TERRA».

A esta ordem, os jogadores darão um salto para o lado correspondente.

A voz de comando não obedece a qualquer sequência, o que quer dizer que a ordem «Mar», p. ex., pode ser dada repetidamente. Por outro lado, os jogadores podem ser enganados pelo “comandante” do jogo, quando este executar um movimento para o lado contrário ao da ordem que deu.

Sempre que um jogador se enganar, saltando para o lado errado, ou ficando no mesmo lado, em vez de saltar, sai do jogo.

O jogo termina, quando ficar apenas em jogo um participante, que será o vencedor.

 

Saltando Feijão

Saltando Feijão tem origem na Nigéria, país africano que fica no Golfo da Guiné, tem muitos monumentos naturais e reservas de animais selvagens. Áreas protegidas como o Parque Nacional do Rio Cross e o Parque Nacional Yankari têm cachoeiras, densas florestas, savanas e habitats de primatas raros.

 

Originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda, uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda enquanto as outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela, hoje somente uma corda é o suficiente, ganha quem ficar sem ser tocado pela corda

Acompanhe meus pés

Acompanhe meus pés é uma brincadeira com origem na República Democrática do Congo, denominada, entre 1971 e 1997, República do Zaire, e por vezes designada como RDC, RD Congo, Congo, Congo-Quinxassa ou Congo-Kinshasa para diferenciá-la da vizinha República do Congo é um país da África Central.

Nessa brincadeira as crianças estão em um círculo. O líder canta e bate palmas. Ele parar de cantar na frente de uma das crianças e realiza algum tipo de dança. Se a criança conseguir copiar os passos ela se torna o novo líder.

Labirinto

Com origem em Moçambique, o labirinto é um jogo fácil de ser realizado. O labirinto será traçado como giz no espaço determinado pelo professor. Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual mão está a tampinha escondida. Se o adversário acertar a mão que está com a tampinha ele anda uma casa, se errar permanece no mesmo lugar.

Banyoka

Este jogo é da Zâmbia, no sul da África, é um país sem saída para o mar de relevo acidentado e vida selvagem diversa, com muitos parques e áreas de safári.

 

O espaço ideal para ele é um terreno acidentado repleto de arbustos e pedras. Cada equipe pode ter no mínimo  2 ou 3 pessoas até mais a critério do educador, cada time se agacha segurando um no ombro do outro para ficar num formato de “cobra”. O jogo consiste no seguinte: todos os jogadores de cada equipe têm que mexer o corpo para trás e para a frente, como se fossem uma cobra rastejando pelo chão e ainda precisam desviar dos objetos que são colocados como obstáculos. E assim eles vão andando até um ponto pré-determinado por todos. Vence a equipe que não se separar até o ponto de chegada.

 

 Como proposta pedagógica

O professor pode a cada dia da semana realizar uma brincadeira diferente, toda vez antes de escolher uma brincadeira o professor joga o cubo e assim que o objeto cair, indica qual brincadeira irá ser a escolhida.

Após as crianças se divertirem, o professor pode indicar ao final da semana, que a criança preencha a ficha que vai possibilitar a criança expressar-se sobre como se sentiu quando participou dessas atividades, e relatar os detalhes do país de origem.

 

HABILIDADES BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural.

Produtos em Destaque

Coroa Dia Da Consciência Negra

Uma coroa digital temática dedicada ao Dia da Consciência Negra, perfeita para celebrações e atividades educativas que valorizam a cultura e história afro-brasileira.

Ver Produto
Jornal Da Diversidade

Um jornal digital que celebra a diversidade cultural, étnica, e social ao redor do mundo, criado especialmente para educadores e alunos.

Ver Produto
Sequência De Contos Africanos

Um conjunto digital de contos inspirados nas tradições e histórias africanas, ideal para introduzir os alunos à rica cultura do continente africano.

Ver Produto



Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem