ATIVIDADE DE SÍLABAS:APLICATIVO DAS SÍLABAS

ATIVIDADE DE SÍLABAS:APLICATIVO DAS SÍLABAS

O PAPEL DO BRINCAR NA VIDA INFÂNCIA

Atividade aplicativo das sílabas para os pequenos se divertirem e exercitarem a consciência silábica.


Imagem do aplicativo das sílabas já montado colado em um caderno 

Brincar é um dos diretos das crianças garantidos por lei, e está presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.

Além de ser um direito, o brincar tem um grande papel no desenvolvimento da criança, pois é através do brincar que elas expressam seus sentimentos se identificam como indivíduos no mundo.

Por meio das brincadeiras as crianças por meio da imaginação criam, fazem escolhas e toma decisões, desenvolvendo assim a criatividade e autonomia.

O brincar também é um grande aliado no desenvolvimento da socialização das crianças. Brincando ela faz amizades, aprende a partilhar e a respeitar os diretos dos outros.

O BRINCAR DENTRO DA SALA DE AULA

A brincadeira nunca deve estar ausente da sala de aula. Os professores devem ser incentivadores e quando convidados a participar das brincadeiras devem atuar como mediadores. O ambiente de sala de aulas também deve favorecer os momentos de brincadeira dos pequenos, estimulando o interesse e as interações entre os alunos.

Lembrando que quando o professor usa as brincadeiras como ferramenta de aprendizagem os alunos tendem a ter mais interesse em participar das atividades propostas, pois o brincar é algo inerente a criança e sempre lhe causará atração.

SOBRE A ATIVIDADE INTERATIVA APLICATIVO DAS SÍLABAS TEMA BRINQUEDOS

Pensando em uma atividade que seja lúdica e que favoreça o brincar e alfabetização propomos a atividade interativa aplicativo das sílabas tema brinquedos.

Nesta atividade temos a proposta de os pequenos construírem um aplicativo de brinquedos, com suas sílabas iniciais. 

Recomendo também a ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ROLETA DA LEITURA como complemento.

É inegável que os celulares já ocupam um espaço na vida das crianças, elas já falam de jogos, redes sociais e aplicativos então nada melhor que trazer o cotidiano das crianças para dentro de sala de aula estimulando a consciência fonológica. Sem falar que os pequenos depois de construírem seus aplicativos vão adoram brincar de faz de conta¹ com o aplicativo que construirão em seus cadernos.

PARA MONTAR A ATIVIDADE APLICATIVO DAS SÍLABAS

A criança deve pintar e recortar o molde da atividade, depois deve colar as imagens dos brinquedos de acordo com as suas sílabas iniciais.

HABILIDADES BNCC

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Reels no instragam

Aprimore a Jornada Educativa com Recursos Exclusivos



E se você está buscando mais recursos educacionais, Pedagoga Ingrid tem algo especial para você. Amplie o horizonte educacional das crianças com os pacotes de atividades premium disponíveis em sua loja:

Não perca a oportunidade de enriquecer o aprendizado das crianças com recursos de alta qualidade. Visite a loja de Pedagoga Ingrid Moraes e descubra um mundo de possibilidades educacionais


Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE SÍLABAS:APLICATIVO DAS SÍLABAS. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 02 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2019/10/atividade-de-silabasaplicativo-das.html>.

Legenda

¹ - Faz de conta é uma brincadeira que consiste basicamente em supor que algum objeto e/ou situação é real

3 Comentários

  1. Parabéns pelo dinamismo, grata por compartilhar sua competência. Que deus a proteja

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela competência. Grata pelo compartilhar de sua prática

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem