Arquivinho copa do mundo Fifa 2022

Arquivinho copa do mundo Fifa 2022


Os tradicionais arquivinhos do blog são uma excelente ferramenta para todos que desejam promover a aprendizagem de forma interativa e criativa, e concomitantemente, a cada quatros anos ocorre o maior evento esportivo do mundo, a Copa  do Mundo de futebol da Fifa, com isso posto, temos a possibilidade de trazer um arquivinho extremamente interessante juntando uma atividade interativa com um assunto que vai estar na boca do povo durante todo esse período de outubro, novembro e quiçá dezembro.


               O arquivinho é feito com muito cuidado e delicadeza, cada letra do nome que compõe o arquivinho serve como um marcador de página, nesse caso especifico o arquivinho é composto por quatro páginas com marcadores C-O-P-A.

C Na letra C temos os famosos personagens da Turma da Monica: Cebolinha, Cascão e Mónica, disputando uma partida de futebol, imagem que pode ser colorida pela criança, trabalhando assim sua criatividade e perícia na confecção de uma bela pintura.

O Na letra O, temos um breve descrição do que é a Copa do Mundo FIFA, sua periodicidade assim como a informação de que a copa irá ser realizada no Catar pela primeira Vez na História, oportunidade que a criança poderá (caso tenha uma tesoura sem ponta e já tenha acuidade com tal objeto) trabalhar sua destreza ao manusear objetos, identificar em meios que utilizam grafia formal letras pesquisadas, como trabalhar elementos como contagem de letras, localização espacial como inicio e final, cominadas com uma contagem do número de sílabas de tal palavra.

P Na letra P, a criança terá a oportunidade de identificar em uma sequência de desenhos o nome desse objeto ao passo que seleciona somente a primeira letra para descobrir qual a palavra secreta, além da possibilidade de escrever a palavra formada como pintar o desenho da camisa da seleção brasileira.

A Na letra A, é a última marcação do arquivinho,  criança poderá exercitar toda sua criatividade e assim poderá fazer um autorretrato desenhando-se os momentos em que torcerá pelo Brasil na Copa.

Habilidades de acordo a BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem