ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LIVRINHO FRASES SECRETAS PRIMAVERA

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LIVRINHO FRASES SECRETAS PRIMAVERA

A primavera 

Primavera é uma das quatro estações do ano, conhecida como a “estação das flores”. Neste ano de 2020 ela iniciará dia 22 de setembro e terminará dia 21 de dezembro. A Primavera é considerada por muitos a mais linda das estações, associada a um ambiente colorido, florido e alegre.

A origem do nome primavera está associada ao nome Verão, do latim “veranum tempus” - tempo de fortificação - a primavera seria o primeiro verão.

AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMAVERA

Temos durante a primavera, dias e noites com a mesma duração. Pelo menos isso é o que ocorre em seu início, pois, com o passar do tempo, os dias vão ficando gradativamente maiores.
Essa estação do ano é conhecida por ser o período de crescimento das folhas e flores das árvores, embora possa apresentar diferentes características de acordo as variadas regiões.
Contudo, a primavera, é considerada uma das estações mais bonitas, é também considerada por muitos a estação mais agradável. Isso ocorre, porque a primavera é uma estação de transição entre uma estação de temperaturas baixas para uma estação de temperaturas elevadas assim como outono, porém, invertendo a ordem de temperaturas.

O TRABALHO ESCOLAR COM A PRIMAVERA

A primavera por ser uma estação recheada de cores, atiça a curiosidade da criança e oportuniza a possibilidade de vivenciar uma experiência incrível com todas as transformações da natureza que estão a acontecer ao seu redor.
Diante desta curiosidade das crianças pela estação mais colorida do ano, pais e educadores podem incentivem as crianças a adquirirem ainda mais conhecimento sobre a primavera, explorando as características e singularidades desta estação.

SOBRE A ATIVIDADE “LIVRINHO FRASES SECRETAS: PRIMAVERA”

Aliando está curiosidade natural que os pequenos possuem sobre a primavera com o processo de alfabetização propomos a atividade “livrinho frases secretas: primavera”. 
Nesta atividade com a temática primavera temos como a proposta central a descoberta das frases secretas, através do trabalho com letras iniciais, formação de palavras e frases. 
Vale salientar que nesta atividade temos um grande exercício da consciência fonológica, que é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. 
E está relação é muito importante para o processo de alfabetização, pois quando conhecemos os sons das letras, sílabas e palavras, o aprendizado ocorre de maneira mais eficaz e rápida.

COMO MONTAR O LIVRINHO FRASES SECRETAS DA PRIMAVERA

Primeiramente devem ser recortadas do arquivo “livrinho frases secretas primavera” as folhinhas que formarão as páginas do livrinho.  Depois as páginas devem ser unidas na lateral usando-se grampeador ou cola. Após a montagem o livrinho está pronto para nossa criança exercitar e adquirir conhecimento,

Habilidades de acordo a BNCC:
  • (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

IMPORTÂNCIA DO FLIPBOOK NA ALFABETIZAÇÃO

A adoção de ferramentas inovadoras no processo de alfabetização tem se mostrado fundamental para conquistar o interesse das crianças na atualidade. Uma dessas ferramentas é o flipbook. Em particular, o flipbook "Meu Limão, Meu Limoeiro: Dia Da Árvore" destaca-se por seu formato interativo e conteúdo envolvente. Ele oferece uma abordagem lúdica da canção popular “Meu Limão, Meu Limoeiro”, permitindo que as crianças explorem, de maneira divertida, a importância das árvores e da natureza.

Ilustração envolvente do flipbook, otimizada para SEO

Além das atividades propostas no flipbook, as ilustrações contribuem para a construção de uma aprendizagem significativa. No entanto, vale ressaltar que o acesso a este valioso recurso educacional requer um pequeno investimento, garantindo um material de alta qualidade no ensino.

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LIVRINHO FRASES SECRETAS PRIMAVERA. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 13 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/09/ATIVIDADE-DE-ALFABETIZACAO-LIVRINHO-FRASES-SECRETAS-PRIMAVERA.html>.

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem