ATIVIDADE TRÂNSITO: RESPEITO NO TRÂNSITO

ATIVIDADE TRÂNSITO: RESPEITO NO TRÂNSITO

Atividade Interativa Para Alfabetização Sobre Respeito ao Trânsito Alinhada a Bncc

Momento de buscar as crianças na escola, estressados, pais mães e responsáveis amontoa-se em frente à escola, de um lado um adulto buzina para que seu filho saia correndo em direção ao veículo, de outro lado outro adulto bloqueia a via prejudicando a circulação de crianças e demais transeuntes, parece familiar? Então, graças a esses detalhes, percebemos a importância de inserir o conhecimento das regras de trânsito desde cedo aos pequenos.

Educação de Crianças alinhada ao Cotidiano

Nesse contexto observamos que uma educação construída desde cedo voltada ao cotidiano é extremamente válida principalmente quando falamos de trânsito e é um norte da BNCC (Base Nacional curricular comum).

 

É natural do ser humano a necessidade de deslocar-se, seja para ir ao trabalho, levar o filho a escola, ir ao supermercado, e esta locomoção deve ser executada  de uma maneira mais segura, sempre olhando para os dois lados da via, prestando atenção aos sinais do semáforo também conhecido como sinaleiro, com um objetivo de preservar vidas.

 

Sendo assim, a segurança no trânsito é um tema importante para toda a sociedade. E as escolas têm um papel muito importante para educação para o trânsito, pois a escola é um dos lugares onde podemos realizar desde a primeira infância formação de indivíduos mais conscientes a respeito dessa, e de outras questões.

 

Por outro lado, o ir e vir da escola é uma rotina que as crianças estão se acostumando ou estão acostumadas, e nessa hora é de grande valia que os pequeno  saibam identificar as regras de para prevenir situações perigo ou quiçá chamar atenção do responsável quando o mesmo esquecer de alguma regrinha.

 

Uma vez que as crianças também fazem parte do trânsito, indo para escola, mercado, cursinho e etc..., então, desde muito cedo elas precisam estar atentas ao comportamento que devem ter, para colaborarem com um trânsito mais seguro seja em momentos de lazer como passear com os pais, na hora de atravessar a rua ou brincar na rua por exemplo.

 

Neste cenário é comum ver as escolas sempre a trazer um conteúdo relevante e lúdico que chama atenção dos pequenos para a temática da segurança no trânsito. Portanto a escola é uma grande aliada neste momento podendo promover atividades interativas, onde as crianças as manuseariam com interesse, construindo a atividade do começo ao fim.

 

Neste sentido a atividade interativa “Respeito no trânsito” consegue instigar a curiosidade dos pequenos e abordar vários aspectos importantes das leis que regem nosso trânsito e a importância do cumprimento delas.

 

Como utilizar a atividade

 

Após fazer o download do arquivo no fim deste artigo, o docente deverá imprimir o modelo e entregar para cada aluno uma folha e assim o aluno com orientação do professor devera:

 

  • Pintar o molde conforme criatividade e/ou orientação do professor
  • Efetuar recorte do molde conforme tracejo indicativo
  • Dobrar a tira de maneira sanfonada.
  • Realizar a montagem em seu caderno.

 

 

Habilidade alinhadas a BNCC

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

 

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.



Dê a Seus Filhos a Chave para um Trânsito Mais Seguro!

Imagem Bolsinho do Trânsito

Se você acredita que a educação começa em casa e que ensinar nossos pequenos sobre segurança é uma prioridade, o Bolsinho do Trânsito é o recurso perfeito para você. Com uma combinação visualmente atraente e didática, esta compilação digital de atividades e informações é uma ferramenta excepcional para introduzir às crianças o mundo das regras de trânsito.

Por meio de imagens cativantes e vídeos interativos, as crianças não apenas aprendem, mas também se divertem no processo. É mais do que um simples material educativo; é uma jornada para formar pedestres e futuros motoristas conscientes, responsáveis e seguros. Garanta já o seu e faça a diferença na educação de seus filhos sobre o trânsito!

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









6 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem