ATIVIDADE 7 DE SETEMBRO: REGISTROS BRASILEIROS

ATIVIDADE 7 DE SETEMBRO: REGISTROS BRASILEIROS

Atividade para identificação da diversidade cultural

O Brasil é um pais de proporções continentais com um povo bastante miscigenado, por isso é importante que as crianças saibam identificar, reconhecer e respeitar às diferenças.


Características do Brasil quanto seu tamanho e diversidade

           O brasil é um país de proporções continentais com uma área de 8.516.000 km², para se ter noção desse tamanho, o continente europeu com todos os seus países possui uma área de 10.180.000 km² ou seja um "estado do amazonas" de diferença separa as dimensões de tamanho do continente europeu com o tamanho do Brasil. 

        Por isso é muito importante que a criança saiba identificar e reconhecer todas a nuances e diferenças contidas no Brasil, seja sua natureza, seus lugares, as vivências cotidianas, momentos históricos, trabalhando também seu sentimento de pertencimento familiar e memória para um pleno desenvolvimento intelectual e social dela. 

        Sobre a formação do povo brasileiro podemos inferir que, o povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre os povos nativos da região com pretos e brancos e seguiu com o passar dos anos com imigração de árabes, asiáticos e toda a sorte de povos tendo como resultado uma população brasileira bastante miscigenada 

        O respeito a diversidade é um dos princípios do Brasil, por isso quando uma criança faz paralelos comparativos em seu meio social quanto as diferentes formas de manifestações populares, ela começa entender o quão significativo aquele momento é para o próximo e aprende a respeitar às diferenças. 

        Sobre a atividade

        Esta atividade mostra alguns registros do nosso Brasil para que a criança de maneira visual possa identificar sua variedade cultural e geográfica como aspecto de sua diversidade cultura, exemplos de sua variedade culinária, mostra também monumentos históricos assim como o registro da floresta amazônica e o esporte favorito da maioria dos brasileiros. 

Para usar esta atividade a criança deverá;

  1. Pintar todos os elementos que compõe a imagem,
  2. recortar a linhas pontilhadas com a supervisão de um adulto responsável
  3. Após recorte, ela fará a variação das figuras conforme orientação sobre o desenho da câmera  
        Após o uso desta atividade é muito interessante que o educador identifique o grau de desenvolvimento alfabético da criança e oriente seus a alunos a gerar produções de textos ou frases sobre as imagens expostas.

Habilidades alinhadas a BNCC:

  • (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
  • (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
  • (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
  • (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
  • (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
  • (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

Dê Vida à Semana da Pátria com a Sequência Digital Exclusiva da Loja Pedagoga Ingrid!

Sequência Semana da Pátria


                Quer tornar a Semana da Pátria uma experiência educativa e envolvente para os seus alunos ou filhos? A loja Pedagoga Ingrid tem exatamente o que você precisa! Apresentamos a nossa Sequência Semana da Pátria, um arquivo digital cuidadosamente elaborado para explorar os eventos significativos, símbolos patrióticos e figuras históricas que formam a identidade cultural do Brasil. Com este recurso, você poderá aprofundar a compreensão e valorização do que torna o nosso país único.

                Não perca nosso vídeo promocional para ter uma prévia do que você pode esperar deste incrível produto educativo. Ideal para educadores, pais e todos os interessados em cultura e história brasileira, esta sequência é um investimento valioso na educação e na valorização do nosso patrimônio cultural. Compre agora e torne a próxima Semana da Pátria um evento memorável!



Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem