ATIVIDADE DE LEITURA: MÁQUINA DE PALAVRAS ESTRELA NA LEITURA

ATIVIDADE DE LEITURA: MÁQUINA DE PALAVRAS ESTRELA NA LEITURA

O poder da aprendizagem lúdica na educação infantil

Na educação infantil, a brincadeira tem um propósito e é escolhida livremente. Acreditamos que brincar é trabalho de crianças.


Aprendi que a palavra "brincar" não é bem definida e evoca uma visão diferente, dependendo das experiências de um indivíduo. Com a bola, brincar é um esporte. Com um roteiro, a peça é uma performance em um teatro. Com seu cachorro, brincar é recuperar. Com damas ou cartas, o jogo é um jogo. Com um vigarista, brincar é um truque. Em cada um desses tipos de jogo, os jogadores estão ativamente engajados. Como educadores da primeira infância, na maioria das vezes queremos dizer brincadeiras de criança. Para distinguir ainda mais essa atividade, usarei frequentemente a frase aprendizagem lúdica para lembrar aos leitores como nós, como profissão, definimos o brincar. Este tipo de interesse autodirigido, muitas vezes envolve colaboração,

frequentemente requer pensamento crítico, inclui o interesse da criança, envolvimento ativo e tarefas significativas. A aprendizagem lúdica é a forma como as crianças interagem com seu mundo. Os humanos são exclusivamente programados para brincar. O jogo é universal; crianças de todos os grupos culturais brincam. Arqueólogos descobriram recentemente pegadas de 3.000 anos de crianças egípcias brincando na lama. Mas, a aprendizagem lúdica também pode ocorrer quando as crianças estão ativamente engajadas em experiências significativas facilitadas por um adulto atencioso e responsivo; ou jogo guiado.

 

Na década de 1990, durante a era do aumento dos testes padronizados, começamos a ver uma redução do aprendizado acadêmico. O jardim de infância começou a se parecer mais com a 1ª série. Blocos, quebra-cabeças e jogos dramáticos foram substituídos por mesas e planilhas, e os programas de meio período deram lugar a um dia inteiro de instrução. Agora estamos vendo mudanças semelhantes em nossos programas de pré-escola, especialmente quando eles são abertos em campi de escolas públicas. Há evidências de longa data de que a aprendizagem lúdica pode influenciar a maneira como as crianças se desenvolvem e se tornarem adultos, e a infância é uma época única e fundamental da vida, quando certas habilidades se desenvolvem.

 

Existem cinco características essenciais de jogo:

 

1. A brincadeira é espontânea e intrinsecamente motivada. As crianças escolhem livremente o tema do jogo. Certamente, os adultos podem facilitar e fornecer adereços para a brincadeira, mas as crianças devem direcionar o curso da brincadeira. Por exemplo, blocos, equipamentos de playground, manipuladores (como quebra-cabeças, pranchas de madeira, cordões), lupas, livros, materiais de arte, ferramentas de marcenaria, roupas elegantes e outros materiais para usar em jogos dramáticos são apenas alguns itens que veria em uma sala de aula de alta qualidade para a primeira infância para estimular o aprendizado lúdico. Quando as crianças têm acesso a eles e são oferecidos grandes blocos de tempo ininterrupto, elas usam a imaginação para aprender sobre si mesmas e seu mundo. As crianças não esperam nem precisam ser recompensadas por brincar. O jogo é a recompensa.

 

2. A aprendizagem lúdica é ativa. Eles estão usando habilidades cognitivas, de linguagem e motoras à medida que se envolvem na interação social. Brincadeiras ativas também podem ser solitárias. Uma criança construindo uma torre de blocos está planejando, agarrando, escolhendo e equilibrando. As crianças experimentam e, se tiverem tempo suficiente, explorarão e investigarão para ver o que podem fazer com os materiais. Todos nós vimos uma criança preferir a caixa ao brinquedo. Uma caixa pode se tornar um forte, uma nave espacial ou uma caverna. Os potenciais são ilimitados.

 

3. O jogo está sujeito a regras. As crianças determinam as regras de seu jogo. Às vezes, isso é declarado e, às vezes, implícito. Por exemplo, a criança que faz o papel do paciente doente sabe que a regra é ficar quieto e quieto. As outras crianças certamente a lembrariam se ela quebrasse o personagem. As crianças também aprendem a jogar um jogo que envolve seguir regras. Se você já jogou um jogo com uma criança de três anos, sabe que as regras são ‘Eu ganho, você perde’ e estão constantemente mudando para que a criança saia vitoriosa. As crianças mais velhas aceitam jogos têm regras e estão prontas para jogos de tabuleiro e esportes coletivos.

 

4. A aprendizagem lúdica é simbólica, significativa e transformadora. Usando adereços para brincar, as crianças revivem experiências anteriores e exploram os papéis dos adultos. Uma viagem recente a um restaurante pode encorajar uma cena dramática de jogo com um cliente, garçom e chef. Cada um tem um papel único e importante. Um pedaço de papel com - ou sem - as palavras e imagens de um prato de espaguete, taco e hambúrguer torna-se um menu. O garçom rabisca algo em um bloco de papel para levar ao chef, que enche um prato com o pedido. O garçom volta com um prato de plástico e uma colher para o comensal faminto que usa a colher para comer a comida.

 

Na verdade, as crianças precisam de muito poucos, e às vezes nenhum, adereços quando brincam. Talvez a coisa mais surpreendente sobre as crianças pequenas seja sua imaginação sem limites. Materiais abertos, como como prato e colher, deixe as possibilidades infinitas. A comida de fingir de plástico ou de madeira apenas limita o que as crianças podem conceber. Um pedaço de pau se torna uma espada para matar dragões, uma colher para mexer um caldeirão ou um pônei para cavalgar.

5. A aprendizagem lúdica é divertida. As brincadeiras das crianças são uma experiência pura e prazerosa. A própria definição de jogo é “envolver-se em atividades por diversão, e não por um propósito sério ou prático”. Brincar deixa as crianças felizes.

 

O desejo das crianças de pular corda, subir em árvores e brincar é essencial para o desenvolvimento. Os benefícios do jogo são infinitos. Durante as brincadeiras, as crianças aprendem a resolver problemas, praticar habilidades sociais e de linguagem e controlar seus impulsos e emoções. Essas são as habilidades de que eles precisam para se desenvolver. 

 

Aprender não é uma característica essencial do jogo, mas um subproduto glorioso. Durante a aprendizagem lúdica autodirigida, as crianças pensam criticamente, resolvem problemas e desenvolvem a memória. Você se lembra de ter nascido? Puxa! Esperemos que não! Assim como as crianças aprendem a andar e falar, elas aprendem a lembrar. Brincar é um veículo maravilhoso para desenvolver a memória. Observe uma criança de dois anos dar banho em uma boneca. Provavelmente, ele apenas jogará na bacia. Uma criança de quatro anos tira a roupa da boneca, lava a boneca e seca com uma toalha. A criança mais velha provavelmente já tomou mais quinhentos banhos do que a mais nova e se lembra da sequência. Ela também lembra que o almoço é depois da hora da história, então ela não chora quando sente fome porque sabe que logo será hora de comer. E sua torre de blocos cairá se ela não construir uma base de apoio. A propósito, todos nós sofremos de amnésia infantil, e é por isso que - felizmente! - você não se lembra de ter nascido. Os neurocientistas nos dizem que, durante as brincadeiras, as conexões cerebrais estão diminuindo ou criando raízes para apoiar o desenvolvimento saudável.

 

As crianças passam por períodos ou fases à medida que crescem desde bebês até adultos. Por exemplo, bebês são egocêntricos (egocêntricos) para sobreviver. Choram quando estão com fome, mesmo nos momentos mais inconvenientes. À medida que as crianças crescem, elas começam a perceber que os outros podem ter uma perspectiva diferente e o mundo não gira em torno delas. Então, eles são capazes de desenvolver empatia. As crianças experimentam um crescimento semelhante em idades e estágios em todos os domínios do desenvolvimento - físico, intelectual, emocional e de autoajuda. À medida que crescem e se desenvolvem, eles se beneficiam da brincadeira guiada, os professores facilitam a brincadeira intencionalmente, introduzindo acessórios ou materiais para encorajar o domínio de conhecimentos ou habilidades específicas.

 

Toques do tema - lagartas - podem ser vistos em toda a sala de aula. Na biblioteca, tanto ficção quanto não ficção, foram encontradas nas prateleiras. Muitas vezes, as crianças "escreveram" sua própria história com base no tema, mudando o início, o meio ou o fim. Estes eram frequentemente um dos mais lidos na biblioteca da classe. Lupas e espécimes de borboletas podem ser encontrados no centro de descobertas, ao lado de papéis, pranchetas e lápis para registrar os dados. As crianças foram incentivadas a se mover como lagartas ou borboletas durante o laboratório de motor geral. Papel de seda colorido foi adicionado ao centro de arte para a criação de colagens. Brincar com recortes de feltro ou fantoches permitiu que as crianças recontassem a história ou criassem a sua própria. Outros exemplos de brincadeira guiada incluem sugerir que uma criança conte enquanto ela está quicando uma bola, crie um menu para seu restaurante de mentirinha ou registre as diferentes formas de folhas no jardim da turma. Durante a brincadeira guiada, os professores procuram oportunidades, fazem muitas perguntas e oferecem informações adicionais.

SOBRE A ATIVIDADE DE LEITURA: MÁQUINA DE PALAVRAS ESTRELA NA LEITURA 

Leitura de forma lúdica e motivadora? Sim temos!!! Meus alunos estão evoluindo tanto que quero lembrar eles de que são estrelinhas maravilhosas na leitura, e que mesmo com uma ou outra dificuldade todos têm seu brilho próprio.

HABILIDADES ATIVIDADE DE LEITURA: MÁQUINA DE PALAVRAS ESTRELA NA LEITURA  :

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas curriculum.





Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais











7 Comentários

  1. Parabéns pela criatividade, estou amando e copiando. Obrigada por nos proporcionar essas maravilhas.Sucesso e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amo suas idéias. Estou sempre passando por aqui e garimpando algum tesouro.

    ResponderExcluir
  4. Atividades maravilhosas!! Amei!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, vc é incrível!!!
    Obrigada por compartilhar suas ideias maravilhosas...
    Estou simplesmente apaixonada!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Ingrid, amo o seu blog e o seu Instagran. Ideias incriveis. Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Atividades maravilhosas!!!! Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem