AS CHAVES DA AMIZADE

AS CHAVES DA AMIZADE

 

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA CONSTRUIR OS VERDADEIROS VALORES DA AMIZADE?

Para responder esta pergunta podemos citar alguns valores como: a paciência, a bondade, o amor, a lealdade, a solidariedade, a sinceridade e o compromisso.

A amizade é um dos valores mais importantes  a ser desenvolvido na vida, sem que para as crianças ela é essencial na socialização e construção de caráter e personalidade.

Pois a amizade nada mais é que do que afeto puro e desinteressado, onde os pequenos aprendem a compartilhar com outra criança, aprendendo a cada dia sobre as nuances das interações e relacionamentos.

COMO TRABALHAR O VALOR DA AMIZADE COM AS CRIANÇAS?

A princípio  parece complicado trabalhar o valor da amizade com crianças pequenas, porém despertando nas crianças os interesses certos podemos chegar lá!

Para aprender sobre o  valor da amizade, é necessário ensinas as crianças noções sobre sentimentos, convivência, emoções, autoconhecimento para que ela esteja preparada para conviver amigavelmente em sociedade.

É preciso levas as crianças a pensarem sobre a necessidade de cultivar e alimentar suas amizades em todos os seus ambientes de vivência , seja em casa, na escola, no parque, na vizinhança, e outros.

Os pequenos devem ser estimulados a pensar sobre como um bom amigo deve se portar e como manter boas amizades. Estas reflexões serão essenciais para que as crianças estabeleçam amizades. 

Lembrando que contato com os iguais faz com que o mundo da criança seja ainda mais rico e estimulante, pois através do outro, a criança pode aprender sobre a convivência em sociedade e sobre si.

SOBRE A ATIVIDADE CHAVES DA AMIZADE

Quando uma criança frequenta a  escola pela primeira vez, ela passa a te um novo e estimulante círculo social, onde ela aprenderá a se relacionar e a desenvolver relações de amizade. Porém para que estes novos estímulos sociais sejam os mais positivos possíveis é necessário equipe pedagógica saiba trabalhar amizade em sala de aula e em todo o ambiente escolar.

Pensando em auxiliar estes profissionais da educação temos como proposta a atividade Chaves da Amizade. Uma rica atividade que visa estimular o desenvolvimento  de habilidades sociemocionais, como foco na reflexão sobre a amizade.

Nesta atividade os alunos receberão uma chave onde deverão escrever uma característica que um bom amigo deve ter, prende-se com este processo levar os alunos a pensarem sobre os valores e ações para cultivo de boas amizades.

Os educandos poderão decorar/pintar suas chaves d amaneira que desejarem, sedo que após a confecção serão estimulados pelo educador a mostrarem suas chaves e explicar um pouco sobre como desenvolveu a atividade.

Ao final da atividade o professor pode convidar os estudantes para colarem/fixarem suas chaves no mural da turma, para que todos vejam o lindo trabalho significativo que realizaram.

HABILIDADES BNCC:

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem