JORNAL DE NATAL: NOSSOS COSTUMES NATALINOS

JORNAL DE NATAL: NOSSOS COSTUMES NATALINOS

 

NATAL DA ESCOLA

 

O 25 de dezembro comemoramos o Natal, sendo nele comemorado o nascimento de Jesus Cristo. É uma das datas comemorativas mais importantes do cristianismo, e amplamente comemora mesmo por quem não é cristão, como um dia para praticarmos o amor ao próximo, a gratidão e a união.



Sendo uma data tão importante, ela costuma ser muito trabalhada nas escolas. Esmiuçando seus simbolismos com atividades pedagógicas diferenciadas e que tenham uma abordagem significativa.

Há escolas que chegam a fazer festas comemorativas e cantatas de Natal, como sendo mais uma forma de celebração.

Contudo, temos que ter o cuidado de valorizar a diversidade cultural e as diferentes formas que a data é comemorada pelos alunos. É preciso dar o poder de fala aos alunos, para que eles se expressem sobre como o Natal é celebrado ou não em sua casa, cabendo ao professor garantir a valorização dos relatos e experiências de cada educando.  

SOBRE A ATIVIDADE JORNAL DE NATAL NOSSOS COSTUMES NATALINOS

Pensando em incentivar os pequenos a compartilharem sobre as formas de celebração do Natal em sua família, propomos a atividade Jornal de Natal nossos costumes natalinos. Nesta atividade os alunos são convidados a desenhar ou escrever sobre os costumes natalinos de sua família, também os pequenos deverão elaborar uma lista de sentimentos que o Natal desperta em seus corações.

É importante que os alunos tenham um tempo para mostrar suas produções aos colegas, e que após este momento a turma converse sobre a diferentes formas de celebração e o respeito a essa diversidade cultural.

A atividade também pode ser exposta no varal ou mural de atividades da turma após concluída.

Habilidades BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Produtos em Destaque

Lembrancinha Sacolinha Natal Ver Produto

Torne Seu Natal Inesquecível com Nossas Sacolinhas Personalizadas! 🎄✨

Kit de Atividades Símbolos Natalinos Ver Produto

Educação e Diversão Natalina em Um Só Kit! 📚🎅

Calendário de Dezembro Ver Produto

Organize Seu Dezembro com Estilo! 📅❄️


Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem