ATIVIDADE PARA DIA DOS ANIMAIS: DETETIVE ANIMAL

ATIVIDADE PARA DIA DOS ANIMAIS: DETETIVE ANIMAL

QUAL É O DIA DOS ANIMAIS?

O Dia Mundial dos Animais   é comemorado no dia 4 de outubro, esta data veio por meio da Igreja Católica, devido ao de ser a data do nascimento de São Francisco de Assis, que é um santo muito conhecido por ser o protetor dos animais.

A data comemorativa tem como missão valorizar a existência dos animais par ao equilíbrio da vida em nosso plante. Deste modo, incentivando e motivando o cuidado e o respeito que nós seres humanos devemos tem com os animais e meio ambiente como um todo

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS NA ESCOLA REALCIONADAS AO DIA DOS ANIMAIS:

A escola é o ambiente perfeito para semear nas crianças o sentimento de cuidado, respeito e valorização aos animais, seja eles domésticos ou selvagens. É importante que os pequenos percebam a importância de todos os animais para o equilíbrio do nosso ecossistema.

Para que essa conscientização ocorra no ambiente escolar é preciso propor atividades levem os alunos a refletirem mais sobre os animais e sua importância, tais como

 üRealizar listagem de animais domésticos e selvagens em ordem alfabética;

 ü  Incentivar relatos dos alunos sobre seus animais favoritos ou de estimação;

 üFazer desenhos dos animais de estimação que conhecem ou possuem;

ü  Contar histórias/fábulas cujos personagens principais sejam animais;

ü  Realizar pesquisa sobre o modo de vida dos animais e suas características;

ü  Assistir filmes ou documentários sobre o risco de extinção de algumas espécies de animais;

ü  Realizar desenhos ou esculturas de animais com material reciclável para expor para a comunidade escolar.

SOBRE A ATIVIDADE DETETIVE ANIMAL

Pensando em uma atividade que pudesse estimular os alunos a pesquisarem sobre algumas características sobre seus animais preferidos, sugerimos a atividade Detetive Animal.

A atividade propõe uma pesquisa sobre a alimentação e o lugar onde vive o animal escolhido pela criança. Os alunos poderão escrever o se expressar por meio de desenho para realizar a tarefa.

É importante que todo os alunos tenham um momento para mostrar aos colegas os dados que colherão sobre o animal que pesquisaram. Sugere-se também que a atividade seja exposta no mural ou varal de atividades da turma.

HABILIDADES BNCC

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem