ATIVIDADE FLIP BOOK ARQUIVINHO DOS INDIOZINHOS

ATIVIDADE FLIP BOOK ARQUIVINHO DOS INDIOZINHOS

Que dia é comemorado o dia do índio?

O dia do índio é comemorado em todo 19 de abril. desde 1940, data do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Essa data é comemorada por diverso povos americanos nessa data.

Em 1995 a ONU instituiu o dia 09 de agosto Como o Dia Internacional dos Povos Indígenas

Ou seja, no dia 19 de abril temos o dia do índio e no dia 09 de agosto o Dia Internacional dos Povos Indígenas


Por que celebrar o Dia do Índio?

A celebração do Dia do Índio visa a preservação da memória indígena e a reflexão sobre a importância de seus valores culturais e como podemos observar a influência dos povos indígenas em nossa sociedade, seja na alimentação com o uso da mandioca/macaxeira, com o uso de canoas em esportes como canoagem e com a influência em nosso vocabulário como as palavras, catupiry, capivara, carioca, Guanabara, mingau etc.

 

Celebrar o dia do índio ou o dia internacional dos povos indígenas é algo que deve ser feito com bastante responsabilidade, sempre com o cuidado de não reproduzir preconceitos ou generalismos que possam ser ofensivos aos índios como:

“Falar que índio não serve para o trabalho”, além de ser uma ilação falsa, é de uma ignorância absurda pois a vida em uma comunidade indígena é de trabalho constante, e a relação do índio com a natureza é diferente e exige uma compreensão respeitosa.



Cada povo indígena possui uma cultura muito específica, portanto existem costumes que ouvimos falar que acontece com um povo específico, que não deve ser expandido para todos os outros povos.

As crianças em suas fases iniciais não conseguem entender a profundidade do debate indígena como um adulto ou adolescente, mas o fato de não entenderem todos os desdobramentos do debate indígena não deve ser visto como um obstáculo para que os professores trabalhem com eles essa data.

O professor deve trazer atividades que consigam apresentar aspectos e características dos povos indígenas, falar em sala de aula sobre esses povos.

Sobre a atividade Flip Book Arquivinho dos Indiozinhos

A atividade arquivinho dos indiozinhos visa trabalhar a alfabetização e numeralização das crianças com o uso de uma cantiga muito popular conhecida como Os Indiozinhos.

Abaixo a letra da cantiga Os Indiozinhos

 

“OS INDIOZINHOS

1, 2, 3 INDIOZINHOS

4, 5, 6 INDIOZINHOS

7, 8, 9 INDIOZINHOS

10 NUM PEQUENO BOTE.

IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO

QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU

E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS

QUASE, QUASE VIROU

QUASE, QUASE VIROU

MAS NÃO VIROU!”

 

Com isso consigamos trabalhar os aspectos fundamentais da alfabetização sem deixar de apresentar de forma interativa as características do dia do índio.

Um outro arquivinho super atual é o ATIVIDADE DE FINAL DE ANO ESCOLAR: ARQUIVINHO 2020 que segue a mesma estrutura do arquivinho vogais.


Se gostou dessa atividade, você não pode deixar de conhecer os outros ARQUIVINHOS E FLIP BOOKS disponíveis no blog com diversas temáticas.

PARA MONTAR O FLIP BOOK ARQUIVINHO DOS INDIOZINHOS

Deve-se imprimir, recortar e colar o molde para montagem do arquivinho, após montado a criança deve dar início a realização das atividades propostas.

HABILIDADES DA BNCC DO FLIP BOOK ARQUIVINHO DOS INDIOZINHOS

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.


Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: carvalhongrid@gmail.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem