Ficha: Lista de controle de atividades remotas

Ficha: Lista de controle de atividades remotas

 COMO PODEMOS OTIMIZAR A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DOCENTES?

É inerente de todo professor a paixão que temos no que fazemos, porém para fazer satisfatoriamente nosso trabalho é necessário que tenhamos organização na condução das atividades docentes.

            Planejar aulas, montar atividades, executar registros, gerar relatórios entre outras atividades só são possíveis porque em algum momento nos organizamos.

Naturalmente, professores possuem diversas atividades que competem entre si, tanto as de cunho profissional como também as de cunho pessoal, pois existe o momento em que se está professor e momento em que não se está professor o que torna a organização de tempo e trabalho uma tarefa mais difícil do que deveria ser.

                Porém com as devidas estratégias, como uma ambientação adequada e ferramentas de suporte diversas, conseguirmos assim otimizar nosso tempo, para uma melhor eficiência na entrega de resultados das atividades docentes como também maior qualidade de vida.

ORGANIZE SUA ÁREA DE TRABALHO

Antes de falarmos em fichas, relatórios e planejamentos... temos que ter em mente que trabalhar em um lugar organizado já beneficia nosso rendimento no trabalho como um todo, evitando assim algumas situações desagradáveis como;

SENSAÇÃO DE FADIGA VISUAL

A fadiga visual acontece quando olhamos o ambiente e toda sua conjuntura organizacional e sentimos um cansaço, irritação, desmotivação, sensação essa de mal-estar que tende tornar desagradável toda execução de atividade, em alguns casos pode causar até a protelação da execução e desenvolvimento de atividades paralelo as suas consequências nocivas as mesmas.

GASTO DE TEMPO DEMASIADAMENTE ALTO

Um ambiente desorganizado traz consigo um maior tempo na execução de atividades, como já rogava Frederick Taylor em seus estudos de administração científica, portanto menos tempo útil que poderia ser aplicado de outras maneiras pelo docente.

RISCO DE PERDER ALGO IMPORTANTE

Perder objetos é algo exatamente frustrante, e um ambiente desorganizado aumenta muito esse risco, e o dano que uma perca de objeto pode acarretar pode ser muito custoso a depender do objeto perdido.

Então devemos manter nossa área de trabalho o mais organizada possível, seja ela nossa sala de aula ou nossa ambientação “home office”, a fim de que não se percam registros, papéis e até documentos importantes do nosso fazer pedagógico.

Assim você perde menos tempo procurando por documentações, e ganha mais tempo para trabalhar e depois ter seu merecido descanso.

As DIVISÓRIAS CORUJA PARA CADERNO DE PLANEJAMENTO é uma excelente pedida no que tange a auxilio na organização de seu caderno de planejamento 

ORGANIZAÇÃO DA PAPELADA

Adoro ter um caderno para planejamento e nele colocar divisórias e fichas que me ajudem no controle dos planos de aula, ocorrências, atividades e reuniões pedagógicas.

Se você não gosta de caderno, pode escolher uma pasta ou fichário por exemplo.

Neste momento, com a realização de atividades remotas o controle delas fica comprometida, hora o WhatsApp some com alguns dados, ora o aluno manda notificação através de uma plataforma escolar própria da realização de tal atividade, ou envia por e-mail e ele some depois de um tempo.

São tantas a variável a observar no que tange o desempenho das atividades pedagógicas, portanto tudo tende a potencializar a necessidade de aumentar nosso controle e organização.

SOBRE A FICHA DE CONTROLE DAS ATIVIDADES REMOTAS

Para facilitar a condução das atividades criei o controle uma ficha para auxiliar no controle das realizações das atividades remotas feitas pelos alunos, que poderá ser baixado no final deste artigo.

Nela o professor poderá fazer o controle semanal das atividades realizadas pelos alunos, e assim ter com facilidade os registros que necessitará para compor seus relatórios de acompanhamento do ensino remoto. 

E caso a sua turma já esteja no semi presencial, a FICHA LISTA DE CHAMADA DA TURMA combina com o design da nova ficha de controle de atividades remotas.

O desenvolvimento de atividades docentes é algo complexo, exige coordenação, um ambiente minimamente organizado, e sempre que possível o uso de ferramentas para auxiliar a execução do trabalho docente para que o tempo livre – muito curto – possa ser aumentado e aproveitado da maneira que o docente bem queira e entenda como agradável.

No ciclo anterior lancei a FICHA DE CONTROLE DE ATIVIDADES REMOTAS porém diferente desta atual, o mesma estava na horizontal e essa ficha atual está vertical.

Se quiser poderá colaborar com o blog👊

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.

7 Comentários

  1. Obrigada por compartilhar seu talento ♥️

    ResponderExcluir
  2. Amei, obrigada, que Deus abençoe você que colabora com todos nos

    ResponderExcluir
  3. Passando para agradecer imensamente por compartilhar conosco essas atividades maravilhosas. Parabéns!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem