ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO E LENDO TABELAS

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO E LENDO TABELAS

Olá, bonitas,

Hoje temos mais uma atividade com o tema do dia do meio ambiente e dessa vez a matéria em questão é matemática!



Que dia é comemorado o dia do meio ambiente?🐛

Em 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Quem criou o dia do meio ambiente e por quê?💦

O dia do meio ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.

A Conferência de Estocolmo, foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas (ONU) para tratar das questões relacionadas à degradação do meio ambiente, realizada entre os dias 5 e 16 de junho de 1972 na capital da Suécia, Estocolmo.

O processo de construção e leitura alfabética é algo extremamente importante e paralelo a isso temos também outros conhecimentos que devem ser tão exercitados quanto o processo de leitura alfabética.

A leitura de tabelas é algo tão natural e importante que as vezes deixamos passar despercebido quando nos deparamos com tabelas.

Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.

Nos estamos o tempo todo lendo tabelas com o fim de embasar nossas decisões, quando olhamos o rotulo de algum alimento para verificar se o percentual de gorduras, carboidratos entre outros dados estão dentro do que esperamos, quando olhamos a tabela de um campeonato para ver o desempenho do nosso clube de futebol preferido, quando olhamos a relação da quantidade de remédio que deve ser dada para o nosso pet, ou até a quantidade de ração que um devemos colocar para o nosso bichinho de estimação para não colocar nem muita e nem pouca ração.

Tabelas fazem parte do nosso dia a dia e quanto mais cedo aprendemos a ler, mais rápido poderemos tomar decisões acertadas.

 

SOBRE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO E LENDO TABELAS

Atividade de matemática em clima de dia do meio ambiente para os pequenos começarem a exercitar a construção e leitura de dados em tabelas.

Em um primeiro momento a atividade apresenta um processo de contagem de símbolos relativo ao meio ambiente para logo em seguida possibilitar a criança a incerssão de números relativo a contagem desses símbolos na planilha, e em um terceiro momento a atividade solicita que a criança faça uma pequena análise do dados da tabela.

Com isso temos um processo completo de compreensão dos dados da tabela, com a preparação dos dados, preenchimento dos dados em local adequado e por fim uma análise dos dados preenchidos.

HABILIDADES DA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO E LENDO TABELAS

(EF01MA21) ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF02MA22) comparar informações de pesquisa apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples e barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima



Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









 

3 Comentários

  1. Boa noite! Adoro todas as sua atividades pedagógicas. Porém, como é proibido postar eu fico sem poder aproveitá-las para repassar para os meus alunos nestes tempos de Pandemia. Estamos mandando atividades não presenciais por email.Que pena! Porque quando as aulas eram presenciais eu imprimia as tuas sugestões de atividades para eles fazerem em aula. Mas continuo sendo tua fã...Parabéns!
    Sou professora do primeiro ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É autorizado compartilhar em grupos de alunos enviar para alunos via e-mail. só o que não é permitido é em grupos de professores. Em grupo de professores o que deve ser compartilhado é o link.

      Excluir
  2. Ingrid, amo suas atividades!!! sou sua fã. utilizo muito em sala de aula com minha turminha de terceiro ano. Grata Deus te abençoe a cada dia e te inspire mais...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem