ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS: BOLSINHOS DOS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS: BOLSINHOS DOS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO

O poder da aprendizagem lúdica na educação infantil

Na educação infantil, a brincadeira tem um propósito e é escolhida livremente. Acreditamos que brincar é trabalho de crianças.







Aprendi que a palavra "brincar" não é bem definida e evoca uma visão diferente, dependendo das experiências de um indivíduo. Com a bola, brincar é um esporte. Com um roteiro, a peça é uma performance em um teatro. Com seu cachorro, brincar é recuperar. Com damas ou cartas, o jogo é um jogo. Com um vigarista, brincar é um truque. Em cada um desses tipos de jogo, os jogadores estão ativamente engajados. Como educadores da primeira infância, na maioria das vezes queremos dizer brincadeiras de criança. Para distinguir ainda mais essa atividade, usarei frequentemente a frase aprendizagem lúdica para lembrar aos leitores como nós, como profissão, definimos o brincar. Este tipo de interesse autodirigido, muitas vezes envolve colaboração,

frequentemente requer pensamento crítico, inclui o interesse da criança, envolvimento ativo e tarefas significativas. A aprendizagem lúdica é a forma como as crianças interagem com seu mundo. Os humanos são exclusivamente programados para brincar. O jogo é universal; crianças de todos os grupos culturais brincam. Arqueólogos descobriram recentemente pegadas de 3.000 anos de crianças egípcias brincando na lama. Mas, a aprendizagem lúdica também pode ocorrer quando as crianças estão ativamente engajadas em experiências significativas facilitadas por um adulto atencioso e responsivo; ou jogo guiado.

 

Na década de 1990, durante a era do aumento dos testes padronizados, começamos a ver uma redução do aprendizado acadêmico. O jardim de infância começou a se parecer mais com a 1ª série. Blocos, quebra-cabeças e jogos dramáticos foram substituídos por mesas e planilhas, e os programas de meio período deram lugar a um dia inteiro de instrução. Agora estamos vendo mudanças semelhantes em nossos programas de pré-escola, especialmente quando eles são abertos em campi de escolas públicas. Há evidências de longa data de que a aprendizagem lúdica pode influenciar a maneira como as crianças se desenvolvem e se tornarem adultos, e a infância é uma época única e fundamental da vida, quando certas habilidades se desenvolvem.


SOBRE ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS: BOLSINHOS DOS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO


Atividade de alfabetização bolsinhos dos tipos de alimentação. Atividade interdisciplinar. Em língua Portuguesa o trabalho da consciência grafofonêmica através do exercício de completar os nomes dos animais com sua letra inicial. Em ciências  o estudo das características do modo de vida de alguns animais, neste caso a classificação quanto ao tipo de alimentação.

HABILIDADES DA ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS: BOLSINHOS DOS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO:


(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Pacotes Educativos para Março de 2024

Capa do Super-Pacote de Atividades Educativas para Março 2024

Descubra nosso encantador Pacote de Atividades Educativas para Março 2024, repleto de recursos didáticos interativos para celebrar o mês com criatividade e aprendizado.

Explore agora
Capa do Jornalzinho Xô Dengue

Engaje as crianças na luta contra o Aedes aegypti com o Jornalzinho Xô Dengue, um recurso didático digital cheio de criatividade.

Conheça mais
Capa da Coroa Dengue

Participe da conscientização sobre a dengue com a Coroa Dengue, um produto digital divertido que promove aprendizado interativo.

Veja mais detalhes
Fichas de Leitura de Vogais

Aprimore o aprendizado das vogais com nossas Fichas de Leitura, perfeitas para envolver as crianças em atividades educativas divertidas.

Mais informações
Kit de Atividades Hora de Conhecer as Vogais

Explore o alfabeto de forma lúdica com o Kit de Atividades Hora de Conhecer as Vogais, ideal para o desenvolvimento infantil.

Descubra mais
Porta Bombom Dia das Mulheres

Celebre o Dia das Mulheres com criatividade com nosso Porta Bombom, uma maneira doce de homenagear mulheres especiais.

Saiba mais
Cartão e Sugestão de Mural Dia das Mulheres Flores Que Inspiram

Honre as mulheres inspiradoras com nosso Cartão e Sugestão de Mural, perfeito para criar um ambiente de apreciação e respeito.

Veja como
Calendário Março 2024

Organize seu mês com nosso Calendário Março 2024, uma ferramenta essencial para planejamento e atividades educativas.

Obtenha o seu





Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






11 Comentários

  1. Adoro suas atividades tem me ajudado inovar minhas aulas com Grande estilo e acima de tudo as crianças adoram e aprendem mais!

    ResponderExcluir
  2. Atividades excelentes,irá me ajudar a inovar minhas aulas.Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Suas atividades são maravilhosas! Nesse tempo de pandemia, estamos orientando as crianças por meio de whatsapp. Nós montamos uma apostila e escolhemos algumas atividades. Gostaria de saber se posso colocar suas atividades para orientar aos pais pelo whatsapp. Conforme a atividade do dia.
    Obrigada, Karina! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa noite, faça bons uso das atividades com seus alunos, fique a vontade para selecionar as atividades que quiser para seu uso.

      Excluir
  4. Parabéns pelas excelentes atividades e obrigada pela disponibilidade!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Estou encantada com o teu trabalho! Parabéns, parabéns, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vc pra mim é a melhor .linda .inteligente. trabalho maravilhoso. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada bonita!!

      De coração!

      Suas palavras me incentivam a continuar com este trabalho!

      Excluir
  7. Vc pra mim é a melhor .linda .inteligente. trabalho maravilhoso. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem