ATIVIDADE DE LEITURA MÁQUINA DE PALAVRAS COCAR DO INDIOZINHO

ATIVIDADE DE LEITURA MÁQUINA DE PALAVRAS COCAR DO INDIOZINHO

Que dia é comemorado o dia do índio?

O Dia do Índio, é comemorado no Brasil em 19 de abril.

Quem criou o Dia do Índio?

O dia do índio foi criado pelo então presidente da república Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

A data deve ser considerada como um momento de reflexão sobre a importância dos valores culturais dos povos indígenas e a preservação e respeito a esses valores.



Sobre a atividade máquina de palavras cocar do indiozinho 


E em uma interdisciplinaridade muito oportuna temos a atividade interativa Máquina de palavras cocar do indiozinho.

Máquina de palavras cocar do indiozinho é uma atividade de alfabetização super interessante, educativa e lúdica, indicada para crianças em fase de alfabetização

Um jogo de leitura e escrita onde a criança forma palavras e a partir delas pode também criar frases e textos. 

Segue junto com a atividade um informativo sobre o que de fato é um cocar e sua importância para a cultura indígena, para inspirar belas conversas sobre os costumes dos povos indígenas. 

Afinal está chegando o dia do índio e temos não só nesse dia mas em vários outros que podemos aprofundar os conhecimentos sobre esta cultura tão rica e cheia saberes infinitos. 

Como montar a máquina de palavras cocar do indiozinho.


Para montar a atividade, necessário que seja feito um recorte ao redor de toda atividade conforme indicação no molde, após isso o aluno deve posicionar a fitinha abaixo do quadrado e verificar a formação das palavras.

Habilidades da máquina de palavras do indiozinho:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: carvalhongrid@gmail.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem