>

CAMISA TUDO SOBRE MIM

PRIMEIRO DIA DE AULA

Oi bonitos, tudo bem?

A cada dia que passa se aproxima do retorno das aulas, e o novo ano letivo se torna cada vez mais real.

Com o retorno das aulas vem o primeiro dia de aula. Um dia cercado de expectativas tanto para alunos como para os professores, afinal é um novo ciclo que se inicia.


Para as crianças o início do ano letivo pode ser cercado de timidez e receios, devido a estarem em um ambiente diferente com uma nova professora e colegas. E para que os alunos se sintam confortáveis e necessário que professor e alunos se conheçam melhor para terem uma relação de confiança.

Pensado em como desenvolver está aproximação entre alunos e professor é sempre válido aposta rem atividades e dinâmicas que estimulem os primeiros contatos da turma.

As crianças costumam segui exemplos e atitudes, então é importante que o professor participe de forma efetiva da dinâmica, não apenas conduzindo, mas fazendo parte dos momentos de interação, isso fará com que os alunos se soltem mais com o passar da atividade.

ATIVIDADE PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA: CAMISA TUDO SOBRE MIM

Pensando em uma atividade interessante e que proporcione momentos de interação e apresentação da turma e do professor, propomos a atividade camisa tudo sobre mim.

Nesta atividade a criança preencherá a camisa com alguns dados como seu nome, idade e algumas de suas preferências.

Para que atividade seja aproveitada em sua totalidade é indicado que o professor também faça a atividade e use ela para se apresentar melhor para turma, mostrando sua camisa e os dados que preencheu nela. Após este momento o professor deve convidar os alunos a fazerem o mesmo, apresentando a camisa que fez para turma como uma forma de apresentação e na sequência o aluno deve colocar sua camisa no varal da turma.

Desta forma todos se apresentam e falam sobre si de uma maneira natural, mostrando todas as informações que colocou na camisa.

Lembrando que a criança pode desenhar ou escrever na camisa tudo sobre mim, para preencher todas as informações.

Habilidades BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Se quiser poderá colaborar com o blog👊

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.

Postar um comentário

5 Comentários