LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES

LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS RELAÇÕES RACIAIS NAS SÉRIES INICIAIS

Durante os primeiros anos escolares as crianças já começam a conhecer mais sobre seu corpo e as diferenças e semelhanças entre seus corpos e de outros coleguinhas. De porte de todo esses novos conhecimentos é importante que os educadores trabalhem em sala de aula, as questões raciais e de respeito as diferenças.

PEDAGOGA INGRID MORAES SEGURANDO A LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES
Pedagoga Ingrid Moraes segurando a A lembrancinha a cor das flores

Um bom trabalho de estímulo respeito as diferenças e a combate ao racismo beneficia toda a sociedade, e principalmente as nossas crianças que passam a conviver em um ambiente escolar que estimula o respeito à diversidade e propicia a formação de jovens mais preocupados com o coletivo e respeitadores dos diretos dos outros.

ATIVIDADES ESCOLARES PARA COMBATER O PRECONCEITO

O universo escolar e cheio de possibilidades significativas para trabalharmos o combate ao preconceito racial. Destacamos abaixo algumas indicações de atividades para serem feitas na escola para reflexão e combate ao preconceito:

- Roda da conversa: a roda da conversa é um lugar para reflexão e debate, em que nossa criança poderá se expressar e conhecer mais sobre relações de preconceito e identidade. É valido que o professor leve livros, revistas e jornais que gerem ainda mais estímulo ao momento de reflexão.

- Pesquisa: pesquisar sobre os povos africanos e a influência deles a cultura afro-brasileira.

- Contação de histórias africana e de representatividade racial: A literatura infantil é uma ótima maneira para tornar um assunto complexo como o racismo, mais leve para compreensão dos pequenos. Que poderão viajar dentro dos livros para compreender outras realidades e vivências.

SOBRE A LEMBRANCINHA CONSCIÊNCIA NEGRA FLORES

Após um trabalho bem estruturado sobre o respeito as diferenças e combate ao racismo, o educador pode querer dar um pequeno mimo aos alunos para marcar um dos momentos de aprendizagem, e pensando nisto propomos a lembrancinha consciência negra flores, que vem como uma mensagem de reflexão sobre o respeito as diferenças  e combate ao racismo. Ela tem uma estética agradável e colorida que cativa os pequenos.

COMO MONTAR A LEMBRANCINHA CONSCIÊNCIA NEGRA FLORES

Para montar a lembrancinha deve-se:

  1. Recortar os moldes do arquivo lembrancinha consciência negra flores;
  2. Logo após, a flor e a folha devem ser fixadas com fita dupla face ou adesiva em um pirulito, ou outro suporte de sua preferência.

Produtos em Destaque

Coroa Dia Da Consciência Negra

Uma coroa digital temática dedicada ao Dia da Consciência Negra, perfeita para celebrações e atividades educativas que valorizam a cultura e história afro-brasileira.

Jornal Da Diversidade

Um jornal digital que celebra a diversidade cultural, étnica, e social ao redor do mundo, criado especialmente para educadores e alunos.

Sequência De Contos Africanos

Um conjunto digital de contos inspirados nas tradições e histórias africanas, ideal para introduzir os alunos à rica cultura do continente africano.

 

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 26 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/10/lembrancinha-dia-da-consciencia-negra.html>

1 Comentários

  1. Oi Ingrid, amo as suas atividades e como faço uso delas. Tem me ajudado e muito. que deus te abençoe, te proteja e te ilumine.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem