>

LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS RELAÇÕES RACIAIS NAS SÉRIES INICIAIS

Durante os primeiros anos escolares as crianças já começam a conhecer mais sobre seu corpo e as diferenças e semelhanças entre seus corpos e de outros coleguinhas. De porte de todo esses novos conhecimentos é importante que os educadores trabalhem em sala de aula, as questões raciais e de respeito as diferenças.

PEDAGOGA INGRID MORAES SEGURANDO A LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES
Pedagoga Ingrid Moraes segurando a A lembrancinha a cor das flores

Um bom trabalho de estímulo respeito as diferenças e a combate ao racismo beneficia toda a sociedade, e principalmente as nossas crianças que passam a conviver em um ambiente escolar que estimula o respeito à diversidade e propicia a formação de jovens mais preocupados com o coletivo e respeitadores dos diretos dos outros.

ATIVIDADES ESCOLARES PARA COMBATER O PRECONCEITO

O universo escolar e cheio de possibilidades significativas para trabalharmos o combate ao preconceito racial. Destacamos abaixo algumas indicações de atividades para serem feitas na escola para reflexão e combate ao preconceito:

- Roda da conversa: a roda da conversa é um lugar para reflexão e debate, em que nossa criança poderá se expressar e conhecer mais sobre relações de preconceito e identidade. É valido que o professor leve livros, revistas e jornais que gerem ainda mais estímulo ao momento de reflexão.

- Pesquisa: pesquisar sobre os povos africanos e a influência deles a cultura afro-brasileira.

- Contação de histórias africana e de representatividade racial: A literatura infantil é uma ótima maneira para tornar um assunto complexo como o racismo, mais leve para compreensão dos pequenos. Que poderão viajar dentro dos livros para compreender outras realidades e vivências.

SOBRE A LEMBRANCINHA CONSCIÊNCIA NEGRA FLORES

Após um trabalho bem estruturado sobre o respeito as diferenças e combate ao racismo, o educador pode querer dar um pequeno mimo aos alunos para marcar um dos momentos de aprendizagem, e pensando nisto propomos a lembrancinha consciência negra flores, que vem como uma mensagem de reflexão sobre o respeito as diferenças  e combate ao racismo. Ela tem uma estética agradável e colorida que cativa os pequenos.

COMO MONTAR A LEMBRANCINHA CONSCIÊNCIA NEGRA FLORES

Para montar a lembrancinha deve-se:

  1. Recortar os moldes do arquivo lembrancinha consciência negra flores;
  2. Logo após, a flor e a folha devem ser fixadas com fita dupla face ou adesiva em um pirulito, ou outro suporte de sua preferência.

 

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.


Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. LEMBRANCINHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA A COR DAS FLORES, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 26 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/10/lembrancinha-dia-da-consciencia-negra.html>

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Ingrid, amo as suas atividades e como faço uso delas. Tem me ajudado e muito. que deus te abençoe, te proteja e te ilumine.

    ResponderExcluir