ATIVIDADE INTERATIVA VOCABULÁRIO DE BOLSO: PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA

ATIVIDADE INTERATIVA VOCABULÁRIO DE BOLSO: PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA

 

PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA CULTURAL EM SALA DE AULA

É crucial reconhecer que muitas das palavras que usamos no dia a dia têm origem africana. Isso faz parte da rica herança cultural do Brasil, que foi fortemente influenciada pela cultura africana devido ao período de escravidão. Conscientizar os alunos sobre a contribuição africana para o nosso idioma é um passo importante para promover a diversidade e a igualdade racial.



EXPLORANDO A ATIVIDADE INTERATIVA DE VOCABULÁRIO DE BOLSO PALAVRAS D EORIGEM AFRICANA

A atividade "Vocabulário de Bolso com Palavras de Origem Africana" é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo. Ela envolve os alunos de forma prática e divertida, incentivando a interação com o conteúdo. A ideia principal é que cada aluno crie seu próprio "bolso" de palavras de origem africana.

O processo é simples: as crianças recebem uma folha com palavras incompletas, onde as vogais estão faltando. Elas devem completar essas palavras inserindo as vogais apropriadas. Além disso, cada aluno recebe um modelo de "bolso" que precisa ser recortado e colado em seus cadernos. Dentro desse bolso, eles inserem tiras de papel contendo as palavras completas.

Essa atividade não só ajuda na familiarização com palavras de origem africana, mas também estimula o processo de alfabetização, já que as crianças precisam pensar nas letras que faltam nas palavras para completá-las corretamente.

ESTIMULANDO A ALFABETIZAÇÃO E PESQUISA

Além de promover a conscientização sobre a cultura africana, essa atividade pode ser um ponto de partida para projetos mais amplos. Por exemplo, após completarem seus bolsos de palavras, os alunos podem ser incentivados a pesquisar outras palavras de origem africana e criar listas de vocabulário mais extensas. Isso não apenas expandirá o conhecimento deles, mas também os envolverá em pesquisa independente.

HABILIDADES BNCC

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Produtos em Destaque

Coroa Dia Da Consciência Negra

Uma coroa digital temática dedicada ao Dia da Consciência Negra, perfeita para celebrações e atividades educativas que valorizam a cultura e história afro-brasileira.

Jornal Da Diversidade

Um jornal digital que celebra a diversidade cultural, étnica, e social ao redor do mundo, criado especialmente para educadores e alunos.

Sequência De Contos Africanos

Um conjunto digital de contos inspirados nas tradições e histórias africanas, ideal para introduzir os alunos à rica cultura do continente africano.


Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem