ATIVIDADE INTERATIVA DIREITOS DAS CRIANÇAS: BOLSINHO DOS DIREITOS

ATIVIDADE INTERATIVA DIREITOS DAS CRIANÇAS: BOLSINHO DOS DIREITOS

OS DIREITOS DAS CRIANÇAS

A proteção da criança e do adolescente passou a ser um direito a partir da institucionalização do Estatuto da Criança e do Adolescente é popularmente conhecido como conhecido ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente). A ECA é uma lei especial e nela estão contidos um conjunto de regramentos criadas com o objetivo de defender esses direitos da criança e do adolescente e garantir o desenvolvimento integral de nossas crianças.



A Lei que deu vida ao ECA é de Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo ex-Presidente do Brasil Fernando Collor de Mello.

No ECA temos a garantia que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como indivíduos que necessitam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem de maneira saudável, alcançando todas as suas potencialidades.

DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS DENTRO DE SALA DE AULA

Desde o momento do nascimento as crianças precisam de atenção, carinho e educação para que se desenvolvam em sua plenitude. como vimos Elas têm vários direitos assegurados por lei. E elas devem ter ciências dos seus direitos e deveres.

A escola tem um grande papel nesta aquisição de saberes sobre direitos e deveres das crianças, deve se ter momentos de debate onde os pequenos possam refletir sobre os diretos e deveres que possuem. Isto pode ser feito através atividades lúdicas, rodas de conversa, contação de histórias, leitura dentre outras possibilidades pedagógicas.

SOBRE A ATIVIDADE INTERATIVA BOLSINHO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Pensando em uma atividade que estimule a conversa e a reflexão sobre os direitos das crianças, propomos a atividade interativa bolsinho dos diretos das crianças. Nela os pequenos encontraram o nome de alguns diretos das crianças e o trecho do poema “O direto das crianças” – Ruth Rocha.
Através dessa atividade interativa e provocativa o professor poderá conversar com os alunos sobre os diretos que eles possuem os levando a refletir.

COMO MONTAR A ATIVIDADE INTERATIVA BOLSINHO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Os alunos deverão:

  1. Pintar e recortar as peças da atividade bolsinho dos direitos das crianças;
  2. Depois deverão colar as bordas inferiores e laterais no caderno;
  3. Deve-se deixar a parte superior livre de cola para que possam ser inseridos os palitinhos com os diretos das crianças.

HABILIDADES BNCC

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Vídeo do Instagram

Ver essa foto no Instagram

Bolsinho para os pequenos colocarem dentro alguns de seus preciosos direitos. A semana da criança é totalmente propícia para trazermos para sala de aula um debate sobre os direitos das crianças, pois fazer com que os pequenos reflitam sobre esses direitos e se eles são de fato cumpridos é formar cidadãos  pensantes. - - Baixe no meu blog Pedagoga Ingrid Moraes. Link no meu perfil ou pesquise no Google Pedagoga Ingrid Moraes e faça uma visitinha 😉♥️. - - Endereço do blog: pedagoga-ingrid.blogspot.com - - #pedagogia #pedagogaingridmoraes #pedagogico #prof #professora #professores #professor #pedagoga #pedagogo #saladeaula #semanadacriança #criança #crianca #diadascrianças #escola #escolar #escolapublica #alfabetizacão #educar #educaçãoinfantil #fazerpedagogico #ensino #ensinofundamental

Uma publicação compartilhada por Prof Ingrid Moraes (@pedagoga.ingridmoraes) em

Sequência De Atividades Direitos E Deveres das Crianças


🔍 Uma ferramenta digital interativa Conjunto digital de atividades focadas nos direitos e deveres das crianças. Ideal para escolas e atividades extracurriculares, promove entendimento cidadão e respeito mútuo. 📘🎓



 

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DIREITOS DAS CRIANÇAS: BOLSINHO DOS DIREITOS. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 28 de set. de 2019. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2019/09/atividade-direitosdas-crianca-bolsinho.html>.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem