ATIVIDADE DIA DA ÁRVORE: O QUE UMA ÁRVORE PRECISA

ATIVIDADE DIA DA ÁRVORE: O QUE UMA ÁRVORE PRECISA

Atividade interativa que demonstras as necessidades de uma árvore.

O DIA DA ÁRVORE

No Brasil o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro. Esta data foi propositadamente escolhida por ser próxima ao início da primavera, que se iniciará dia 22 de setembro. O dia da árvore tem por objetivo principal conscientizar a sociedade a respeito da importância das árvores para o meio ambiente e para os seres vivos como um todo.

Atividade interativa que demonstras as necessidades de uma árvore.

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES

As árvores são consideradas um grande símbolo da natureza e são uma das mais importantes riquezas naturais do nosso planeta.

As árvores são importantes em várias etapas de nossa vida, são elas que fornecem o ar que respiramos, são utilizadas em nossa alimentação quando comemos frutas e suas raízes como a mandioca, além de servir como suporte medicinal uma vez que até remédios podem ser extraídos de algumas delas. Além de sua utilização como provento de ar, comida e remédios, elas têm também utilidade prática quando sua madeira é cedida para construção de casas, móveis e fabricação de papel por meio de sua celulose.

Infelizmente o ser humano homens não têm tido tanto cuidado com as árvores por isso é tão importante falar sobre a preservação das arvores.

O desmatamento das florestas, queimadas não naturais, garimpo ilegal, grilagem de terras, pecuária em área florestal, são atividades que vem há anos castigando as arvores, e tais práticas tem trago resultados muito danos ao meio ambiente, como a degradação do solo, diminuição do volume e quantidade de chuvas, diminuição da fauna que habitam ou depende de arvores, além da diminuição dos recursos naturais tão indispensável ao meio ambiente e ao ser humano.

A CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES NA ESCOLA

A humanidade caminha a passos largos a um comprometimento irreversível do meio ambiental, conforme órgãos sérios como ONU, Greenpeace, WWF entre outros, caso o comportamento do homem em relação ao meio ambiente não mude, por isso, é necessário que cada um se conscientize e ajude a combater o desmatamento e todas as formas de agressões as arvores. E este trabalho de conscientização pode começar desde a infância através da escola.

As escolas costumam nestes momentos organizar atividades que gerem debate sobre a importância de preservar as árvores, esclarecendo que atitudes devemos tomar para auxiliar a preservação do meio ambiente.

É importante gerar está reflexão para que tenhamos futuros cidadãos conscientes do seu importante papel na preservação ambiental.

SOBRE A ATIVIDADE “O QUE UMA ÁRVORE PRECISA”

Para um trabalho interativo e lúdico para o dia da árvore propomos a atividade “O que uma árvore precisa”. Ela aborda a necessidades que uma arvore precisa para sua sobrevivência como radiação de luz, suprimento de água, nutrientes do solo, a existência de ventos para ajudar em sua proliferação como também destaca a necessidade de sua preservação.

Por ser uma atividade interativa ela capta a atenção dos pequenos durante a sua realização, instigando os pequenos e exercitando sua psicomotricidade.

MONTAGEM DA ATIVIDADE “O QUE UMA ÁRVORE PRECISA”

Para montar a atividade nossa criança primeiramente pintará e recortará o molde da atividade. Depois dobrará a tira de papel de maneira sanfona e montará em seu caderno.

Habilidades de acordo a BNCC

  • (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


Pacote Primavera da Matemática: O Segredo Para Tornar a Matemática Divertida e Engajante!

Pacote Primavera da Matemática

A primavera é uma estação de renovação e crescimento, e o mesmo deveria se aplicar ao desenvolvimento acadêmico dos seus filhos. Imagine o poder de combinar a beleza e a alegria da primavera com o aprendizado da matemática. O Pacote Primavera da Matemática é a chave para fazer exatamente isso!

O que torna o Pacote Primavera da Matemática verdadeiramente inovador é o quão interativo e engajador ele é. Dê o próximo passo na jornada educacional do seu filho clicando aqui e leve para casa o Pacote Primavera da Matemática hoje mesmo!

Capa do Flipbook Meu Limão, Meu Limoeiro - Celebre o Dia da Árvore

Celebre o Dia da Árvore com este flipbook digital inspirado na canção popular "Meu Limão, Meu Limoeiro". Explore a importância das árvores e da natureza através de atividades e ilustrações envolventes.

Clique Aqui

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





13 Comentários

  1. Parabéns, seu blog é muito dinâmico, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Fiz com meus alunos do pré 2. Foi um sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Sou apaixonada pelo seu trabalho.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Grata por disponibilizar atividades tão lindas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Adoro sua criatividade !
    Grata por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Incrível. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. EXCELENTE AS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  8. Amei!
    Trabalho com crianças de 11 a 14 anos, não alfabetizadas.
    Algumas com D.I.
    E que necessitam de atividades dinâmicas e interativas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem