ATIVIDADE FOLCLORE: CONCHA FOLCLÓRICA IARA

ATIVIDADE FOLCLORE: CONCHA FOLCLÓRICA IARA

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO FOLCLORE BRASILEIRO NAS ESCOLA

Dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore.  Para quem não sabe a o significado da palavra Folclore, vamos analisar. A palavra é Folclore é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento), e tem origem no inglês ‘folklore’, que significa sabedoria popular.



O Folclore tem uma grande importância na identidade de um país. O Brasil, por exemplo, possui um folclore riquíssimo. São exemplos do nosso folclore e as lendas do Curupira, do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, Iara, Boto, Lobisomem e muitas outras.

O trabalho com o conteúdo sobre o folclore é muito importante desde a Educação Básica, pois promove valorização e o respeito a cultura de origem popular que marca a nossa identidade populacional.

SOBRE A ATIVIDADE CONCHA FOLCLÓRICA

Está chegando essa época tão lúdica e rica que é o Dia do Folclore. Temos como proposta de atividade concha folclórica. Nesta lúdica atividade os alunos irão ficar ligadinhos no personagem da Iara e temos também há o trabalho de coordenação motora fina, já que os pequenos terão que recortar letras de revistas ou jornais, lembrando que é muito interessante trabalhar em turmas de alfabetização com jornais e revistas que são materiais cheios de informações valiosas sobre o cotidiano. A criança enquanto folheia à procura das letrinhas, tem contato com textos inteiros, notícias, informações atuais, ao mesmo tempo em que precisa 'procurar' letras e, com isso, realizar todo o processo mental de diferenciar, identificar as letras do alfabeto.

 

Habilidades de conforme a BNCC:

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Conheça também O kit de atividades folclóricas e lendas

            O kit de atividades folclóricas e lendas é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre a cultura brasileira. O kit inclui atividades variadas, como caça ao tesouro, quebra-cabeças e jogos, todos baseados em histórias folclóricas e lendas brasileiras. As atividades são divertidas e educativas, e ajudam as crianças a aprender sobre a cultura brasileira de uma forma lúdica.


               Além de ser divertido, o kit de atividades folclóricas e lendas também é uma ótima maneira de estimular a criatividade e a imaginação das crianças. As atividades incentivam as crianças a pensar criativamente e a usar sua imaginação para criar suas próprias histórias. O kit também é uma ótima maneira de promover a leitura e a escrita, pois as atividades envolvem a leitura de histórias e a escrita de textos.



Se você está procurando uma maneira divertida e educativa de ensinar as crianças sobre a cultura brasileira, o kit de atividades folclóricas e lendas é a escolha perfeita. O kit está disponível na loja online da Pedagoga Ingrid.


Descubra Recursos Educativos Inigualáveis

            Você já imaginou ter acesso a atividades educativas que vão
além do comum? Para os apaixonados por educação que buscam sempre mais, temos
uma oportunidade única. Ao acessar https://www.loja.pedagogaingrid.com/,
mergulhe em arquivos exclusivos que transformarão qualquer experiência
educativa em uma jornada fascinante.



 Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária


            Ainda quer mais? Para os verdadeiros entusiastas da educação, convidamos você a se juntar a uma comunidade vibrante e comprometida. Tornando-se um membro do nosso clube de apoiadores pelo https://apoia.se/pedagoga-ingrid, você abre as portas para um mundo de materiais inéditos e exclusivos.


        Ao fazer isso, você não apenas enriquecerá seu acervo de recursos educativos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento de mais conteúdos de qualidade.


Tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE FOLCLORE: CONCHA FOLCLÓRICA IARA , PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 9 de ago. de 2019. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2019/08/atividade-folclore-concha-folclorica.html>


3 Comentários

  1. Oi Ingrid, adoro suas atividades, você é muito criativa, obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ingrid querida....como é lindo este mundo com pessoas como você, além de inteligente, dinâmica, és tão humana em expor suas ideias ajudando a tantos. Sou muito, muito sua fã, saiba disso! Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem