ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ARQUIVINHO DO FOLCLORE

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ARQUIVINHO DO FOLCLORE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO FOLCLORE BRASILEIRO NAS ESCOLA

Dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore.  Para quem não sabe a o significado da palavra Folclore, vamos analisar. A palavra é Folclore é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento), e tem origem no inglês ‘folklore’, que significa sabedoria popular.



O Folclore tem uma grande importância na identidade de um país. O Brasil, por exemplo, possui um folclore riquíssimo. São exemplos do nosso folclore e as lendas do Curupira, do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, Iara, Boto, Lobisomem e muitas outras.

O trabalho com o conteúdo sobre o folclore é muito importante desde a Educação Básica, pois promove valorização e o respeito a cultura de origem popular que marca a nossa identidade populacional.

SOBRE A ATIVIDADE ARQUIVINHO DO FOLCLORE

Está chegando essa época tão lúdica e rica que é o Dia do Folclore. Temos como proposta de atividade este arquivinho do folclore. 
Nesta atividade temos o trabalho de coordenação motora fina, já que os pequenos terão que recortar letras de revistas ou jornais, também temos a contagem do número de letras, identificação das letras iniciais e finais, e claro o conhecimento sobre algumas características de alguns personagens do folclore brasileiro como: lobisomem, iara, saci, curupira e o boto.

Sugestões de Didáticas:

  1.      Podemos iniciar a aula informando que aprenderemos sobre alguns personagens do Folclore brasileiro. Em seguida o professor deve explicar para as crianças sobre a importância do Folclore e falar um pouquinho sobre as características de cada personagem que será trabalhado durante a atividade arquivinho folclórico. 
  2.       Pedir para que a criança pegue sua atividade do arquivinho do folclore. Deve-se explicar que em cada folha a criança irá encontrar informações sobre um personagem do folclore, que ela deve ler com atenção e caso precise deverá ler com o auxílio de um adulto. Logo depois, a criança irá executar a atividade proposta no arquivinho do folclore, formando o nome do personagem com letras de revista ou jornal e preencher os dados sobre o nome do personagem.




Habilidades de conforme a BNCC:
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.







Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ARQUIVINHO DO FOLCLORE, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 25 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/07/atividade-de-alfabetizacao-arquivinho.html>


9 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem