FLIPBOOK ARQUIVINHO DO FOLCLORE

FLIPBOOK ARQUIVINHO DO FOLCLORE
Está chegando essa época tão lúdica e rica que é o dia do folclore. Temos como proposta de atividade este arquivinho do folclore. 



Nesta atividade temos o trabalho de coordenação motora fina, já que os pequenos terão que recortar letras de revistas ou jornais, contagem do número de letras, identificação das letras iniciais e finais, e claro o conhecimento sobre algumas características de alguns personagens do folclore brasileiro como: lobisomem, iara, saci, curupira  e o boto.

Sugestões de Didáticas:

  1. Podemos iniciar  a aula informando que aprenderemos sobre alguns personagens do Folclore brasileiro. Em seguida o professor deve explicar para as crianças sobre a importância do Folclore e falar um pouquinho sobre as características de cada personagem que ser trabalhado durante a atividade arquivinho folclórico. 
  2. Pedir para que a criança pegue sua atividade do arquivinho do folclore. Deve ser explicado que em cada folha a criança irá encontrar informações sobre um personagem do folclore, que ela deve ler com atenção e caso precise deve ler com o auxilio de um adulto. Logo depois ela irá executar a atividade proposta no arquivinho do folclore, formando o nome do personagem com letras de revista ou jornal e preencher os dados sobre o nome do personagem.



Habilidades de conforme a BNCC:
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.