LATA DAS ADIVINHAS FOLCLÓRICAS

LATA DAS ADIVINHAS FOLCLÓRICAS

A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE

Nosso folclore é riquíssimo, e nele é contemplado toda a variedade de tradições que vão de norte ao sul, de oeste ao leste do Brasil, composto por lendas, cantigas de roda, danças e festas populares, e não somente isso.


É a representação de nossa cultura popular é de suma importância que seja repassada aos nossos alunos, apresentando assim uma grande valoração na sua identidade pessoal e na identificação do mesmo como povo pertencente a uma comunidade.

A junção de índios, portugueses, negros, japoneses e toda a sorte de imigração fez com que o folclore brasileiro se tornasse um dos mais ricos do mundo, e conforme esse processo de simbiose cultural avança, um natural enriquecimento de nosso folclore acontece.

SOBRE O RECURSO LATA DAS ADIVINHAS FOLCLÓRICAS

As adivinhas folclóricas marcam a diversidade brasileira, sendo faladas em todas as regiões do país, de formas diferentes. É muito comum os netos escutarem as adivinhas folclóricas com os avós, ou ainda, aprender boa parte dessas histórias divertidas na escola. Sendo assim, na melhor que trazer um recurso para aguçar o sentido dos pequenos quanto as adivinhas.

Temos então como sugestão a lata das adivinhas folclóricas, com este recurso o professor poderá lançar adivinhas aos pequenos de maneira lúdica e trazer mais um elemento do folclore para a sala de aula.

PARA MONTAR O JOGO DA MEMÓRIA FOLCLORE

A montagem do jogo é muito simples: deve ser feita um recorte com tesoura em todo o contorno da lembrancinha, fazer as dobras no papel, e por fim com uma cola de preferência bastão deve ser feita a colagem do molde nos locais indicados.

HABILIDADES BNCC:

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem