QUEBRA-CABEÇA EMOÇÕES NA VOLTA ÀS AULAS

QUEBRA-CABEÇA EMOÇÕES NA VOLTA ÀS AULAS

 

HABIIDADES SOCIOEMOCIONAIS: A IMPORTÂNCIA DE PODER EXPRESSAR AS EMOÇÕES NA INFÂNCIA

Com a chegada da volta às aulas os assuntos ligados ao acolhimento no ambiente escolar e ao desenvolvimento infantil ficam ainda mais evidentes.

Um dos assuntos que precisam ser debatidos é a importância de crianças poderem demonstrar suas emoções com liberdade, principalmente do ambiente escolar.  Uma vez que o trabalho com as emoções desde o início da infância é fundamental para que as crianças aprendam a expressar e a entender o que sentem.


É com um bom trabalho de reconhecimento das emoções que os pequenos poderão compreender seus sentimentos em sua plenitude e lidarão melhor com as situações que envolvam seus sentimos e assim eis de produzirem comportamentos adequados com ações eficientes e previsíveis no tocante as adversidades.

Para que a criança tenha domínio em suas emoções é importante que os familiares e educadores, conversem sobre as emoções nomeando-as e as colocando em situações do cotidiano da criança. Para que de fato a criança compreenda a existência dessas emoções e quando elas estão presente em sua vida.

Conforme a criança aprende sobre as suas próprias emoções ela também começa a identificar as emoções das outras pessoas. Desenvolvendo assim a empatia, algo tão importante para convivência em sociedade.

A empatia é a capacidade que temos de compreender e nós colocar no lugar do outro. E nossa criança bem estimulada irá desenvolver está habilidade emocional.

O desenvolvimento da inteligência emocional das nossas crianças pode ser estimulado, através de conversas, contação de histórias, leitura e atividade lúdicas e dinâmicas que levem os pequenos a reflexão sobre suas emoções.

SOBRE A ATIVIDADE QUEBRA-CABEÇA MINHAS EMOÇÕES NA VOLTA ÀS AULAS

Pensando em uma atividade interativa que desperte a curiosidade das crianças, e estimule a reflexão sobre como sentem com a volta às aulas e sobre os demais sentimentos e emoções que podemos apresentar, propomos a atividade quebra-cabeça minhas emoções na volta às aulas. Com essa atividade os pequenos poderão demonstrar como se sentem no retorno a rotina escolar, e proporcionará um belo debate sobre as emoções e como podemos lidar com elas.

Habilidades BNCC

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem