JOGO DA MEMÓRIA FOLCLORE

JOGO DA MEMÓRIA FOLCLORE

 

A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE

Nosso folclore é riquíssimo, e nele é contemplado toda a variedade de tradições que vão de norte ao sul, de oeste ao leste do Brasil, composto por lendas, cantigas de roda, danças e festas populares, e não somente isso.



É a representação de nossa cultura popular e é de suma importância que seja repassado aos nossos alunos, apresentando assim uma grande valoração na sua identidade pessoal e na identificação do mesmo como povo pertencente a uma comunidade.

A junção de índios, portugueses, negros, japoneses e toda a sorte de imigração fez com que o folclore brasileiro se tornasse um dos mais ricos do mundo, e conforme esse processo de simbiose cultural avança, um natural enriquecimento de nosso folclore acontece.

SOBRE A ATIVIDADE JOGO DA MEMÓRIA FOLCLORE

O Dia do Folclore é uma data muito interessante do ponto de vista criativo, uma vez que ela proporciona personagem únicos e característicos.

Ao fazer um jogo da memória com os personagens do folclore, trabalharmos com nossas crianças diversos aspectos educativos como:

Memorização,

O centro do jogo da memória é a memorização, ou seja, crianças, jovens e adultos podem tirar proveito desse jogo sendo uma ferramenta poderosa para exercitar o cérebro.

Relacionamento,

Geralmente o jogo da memória se joga com mais de uma pessoa, a dinâmica do jogo de ter que esperar a sua vez de jogar, de respeitar a ordem que as cartas foram colocadas, e de saber como a criança deve portar-se ao perder e ao ganhar, são características e aprendizados que esse jogo proporciona. 

Reconhecimento,

Através do jogo a criança poderá ver alguns dos personagens do folclore brasileiro fazendo relação entre imagem e nome.

PARA MONTAR O JOGO DA MEMÓRIA FOLCLORE

A montagem do jogo é muito simples: deve ser feita um recorte com tesoura em todo o contorno da lembrancinha, fazer as dobras no papel, e por fim com uma cola de preferência bastão deve ser feita a colagem do molde nos locais indicados.

HABILIDADES BNCC:

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.



Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem