Atividade interativa o Vocabulário de bolso Tupi

Atividade interativa o Vocabulário de bolso Tupi

O tupi é uma língua que era falada pelas tribos de povos tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI.

Quando os portugueses, espanhóis, holandeses e demais povos que tinham interesse em comunicar com os povos indígenas, eles usavam o Tupi como língua franca.


Quase todas os brasileiros sabem que nos temo em nossas raízes descendência indígena, que nossa culinária, costumes e vocabulário tem influência desses povos, o que dificilmente sabemos quais são essas palavras que muito nos permeia.

O costume de tomar banho todos os dias veio dos indígenas, tanto que os europeus nos chamavam de povos anfíbios pela nossa quantidade banho.

Conhecer a língua portuguesa é muito importante, e para conhecer a raiz do português praticado no brasil é necessário um aprofundamento nas línguas que já existiam aqui na América antes do português.

A atividade a seguir tem como objetivo auxiliar o processo de alfabetização ao mesmo tempo que ensina as crianças a origem de palavras que talvez elas conheçam, mas que não sabiam de sua origem.

Sobre o Vocabulário de bolso Tupi

A atividade possui como característica a interatividade, portanto a criança poderá pegar a palavrinha dos bolsinhos, realizar todo o processo lógico de completar palavras, enquanto aprende também aprende a escrever as palavras de maneira correta.

E como o bolsinho é de palavras indígenas elas iram descobrir que palavras muito conhecidas são heranças que trazemos dos povos indígenas.

Essa atividade foi inspirada no livro O tupi que você fala



O tupi que você fala

Cláudio Fragata

 

  • Ilustração: Mauricio Negro
  • Páginas: 29
  • Formato: 23cm x 23cm
  • Data de lançamento: 18/03/2015
  • ISBN: 9788525059642
Para comprar o livro clique aqui

 

Para montar a atividade Vocabulário de bolso Tupi

Para montar a atividade Vocabulário de bolso Tupi, deverá ser feito a pintura da atividade, após isso deverá ser feito um recorte de todo o contorno da atividade, fazer a colagem do bolsinho no caderno deixando o espaço superior sem ser colado e pronto.

Habilidade da BNCC da atividade Vocabulário de bolso Tupi:

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


Você poderá gostar do ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: FLIPBOOK DA LETRA K e das outras atividades de sílabas que foram feitas.

Guia Para Elaboração De Relatórios Individuais Dos Estudantes - Edição Digital PDF

Aprimore sua prática docente com o "Guia Para Elaboração De Relatórios Individuais Dos Estudantes - Edição Digital PDF". Este recurso exclusivo da Pedagoga Ingrid oferece orientações detalhadas em 14 páginas repletas de conteúdo valioso, capacitando os professores a produzir relatórios impactantes que refletem verdadeiramente o progresso e as necessidades dos alunos. Obtenha já sua cópia digital e eleve sua prática educacional!

Flipbook Dia Dos Povos Indígenas

Explore a rica cultura dos povos indígenas com nosso Flipbook Dia Dos Povos Indígenas. Este recurso digital interativo é dividido em três partes envolventes que facilitam a aprendizagem e a reflexão sobre as tradições e histórias indígenas. Adquira agora e celebre a diversidade cultural com seus alunos!

Quebra-Cabeça Da Letra Inicial Escreva E Apague

Transforme a aprendizagem das letras em uma aventura empolgante com nosso Quebra-Cabeça Da Letra Inicial Escreva E Apague. Ideal para a fase de alfabetização, este jogo educativo em PDF não editável proporciona diversão e aprendizado únicos, permitindo que as crianças associem imagens às letras iniciais. Adquira já e mergulhe na jornada da leitura e escrita!


Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem