COROA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRAS: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

COROA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRAS: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

A importância de se debater o racismos a luz dos acontecimentos contemporâneos

O racismo é algo infelizmente corriqueiro do meio social, manifestando de várias formas, seja de maneira descarada ou veladamente como um racismo estrutural, uma doença que deve ser combatida diariamente, seja por meio de notas de repúdio, compartilhamentos de posicionamentos contra o racismo, um maior policiamento pessoal de nossas atitudes, denúncias de comportamentos racistas as autoridades, promoção de conteúdo que combata o racismo dentre as mais variadas formas.

PEDAGOGA INGRID MORAES SEGURANDO UMA COROA SOBRE QUE TRATA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS VIDAS NEGRAS
Pedagoga Ingrid Moraes segurando a coral e molde vidas negras importam

O racismo é algo sério logo a ONU como representante da comunidade global de nações promove o combate a todas as formas de discriminação inclusive o racismo, que  a exemplo é um dos motivos que faz originar diversos regimes cruéis como o nazismos, fascismo, movimentos de eugenia¹ nas décadas iniciais do brasil pós anos de 1920 ou movimento estadunidense Ku Klux Klan.

E por falar em movimento racista, os Estados Unidos também possuem uma grande problema com racismo e de modo bem acentuado em alguns estados como o Alabama e a Virgínia por exemplo, e portanto por eles serem os maiores expoentes de cultura internacional para o Brasil, nada mais natural que nós também absorvêssemos um pouco do sentimento antirracista  que assola tal nação.

E nesse sentindo não só o Brasil como o mundo ficou chocado com as informações da barbárie policial que os estadunidenses tinha junto a sua população negra, e com esse choque veio também certa analogia com a situação brasileira onde que de modo estrutural os negros são os que mais morrem sejam  policiais ou civis segundo os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Sobre o caso George Floyd

No dia 25 de maio de 2020 George Floyd, de 46 anos, foi contido de maneira agressiva pelo policial Derek Chauvin, em Minneapolis Estados Unidos. O policial pressionou seu joelho contra o pescoço de Floyd por oito minutos. E mesmo com as súplicas de George Floyd tendo repetido várias vezes que não conseguia respirar o policial não retirou o joelho de seu pescoço, conduta essa que teria o levado posteriormente a óbito.

Este episódio de brutalidade foi todo registrado por testemunhas, e fez com que manifestações a favor de vidas negras ganhassem o mundo e um dos reflexos dessas manifestações foi o retorno do movimento Black Lives Matter.

 

MOVIMENTO BLACK LIVES MATTER (VIDAS NEGRAS IMPORTAM)

Embora muitos pensam que o movimento Black Lives Matter, traduzido para o português significa: vidas negras importam, tenha surgido com o inícios das manifestações pós óbito do civil George Floyd, este movimento já existia a alguns anos nos Estados Unidos e com mais esse caso bárbaro, o movimento ganhou força para continuar lutando pela não banalização da vida negra.

O movimento Black lives matter surgiu por volta de 2013 criado por três mulheres ativistas negras. Os nomes delas são: Alicia Garza, diretora da National Domestic Workers Alliance (Aliança nacional de trabalhadoras domésticas); Patrisse Cullors, diretora da Coalition to End Sheriff Violence in Los Angeles (Coligação contra a violência policial em Los Angeles; e Opal Tometi, uma ativista pelos direitos dos imigrantes

Este é um movimento que surgiu com o objetivo de trazer a luz a maneira agressiva que policiais americanos tratam a população negra, pedindo justiça, para que esses policiais respondam aos crimes que cometem, mas que com a globalização felizmente tomou uma conotação maior e é um símbolo global da luta pelos direitos das pessoas negras.

SOBRE A COROA VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra uma data de reflexão e pela procura por ações que possam levar a igualdade de condições entres negros e brancos. Claro que esse debate deve e tem que acontecer o ano todo, mais a data serve para dar um destaque maior as questões raciais no Brasil, uma vez que toda a sociedade estará mobilizada a debater sobre essas questões.

Coroa vidas negras importam

E neste ano marcado por um grande debate sobre o racismo, temos o movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) que traz luz ao tema racismo e potencializa o engajamento social sobre o debate uma vez que a maioria dos brasileiros em algum momento ouviu falar sobre esse movimento trazendo certa familiaridade ao tema.

Portanto não poderia ser outro o tema de nossa sugestão de coroa para o Dia da Consciência Negra. Pois o movimento vidas negras importam ganhou espaço no Brasil e merece espaço também nos debates escolares.

Através da coroa propomos este momento de reflexão, onde o professor pode trazer luz sobre o assunto do movimento Black lives matter (vidas negras importam). Algo que os pequenos devem ter ouvido falar durante o ano e podemos discutir com eles de maneira reflexiva como pode identificar e empoderar o debate sobre as questões raciais.

Como montar a coroa vidas negras importam

Par amonta a coroa deve-se:

  1. Recortar o molde da cora e colar suas bordas laterais, unindo assim as bordas para formar a coroa que a criança irá usar na cabeça.
  2. Caso a coroa escolhida seja em preto e branco a criança deverá pintar e depois recortar e colar.

Reels da Coroa Vidas Negras Importam!


Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. COROA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRAS: VIDAS NEGRAS IMPORTAM!, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 19 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/10/COROA-DIA-DA-CONSCIENCIA-NEGRAS-VIDAS-NEGRAS-IMPORTAM.html>.

¹ teoria racista que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas; eugenismo.

1 Comentários

  1. Você é um anjo que tem o coração cheio de amor. OBRIGADO por sua belas ideias. Que Deus te encha de muitas benção por facilitar o nosso trabalho. Gratidão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem