>

ATIVIDADE INTERATIVA CORAÇÃO DE CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DE PODER EXPRESSAR AS EMOÇÕES NA INFÂNCIA

Com a chegada do dia das crianças que é comemorado dia 12 de outubro, os assuntos ligados a infância e ao desenvolvimento infantil ficam ainda mais evidentes.


Um dos assuntos que precisam ser debatidos é a importância de crianças poderem demonstrar suas emoções com liberdade.  Uma vez que o trabalho com as emoções desde o início da infância é fundamental para que as crianças aprendam a expressar e a entender o que sentem.

É com um bom trabalho de reconhecimento das emoções que os pequenos poderão compreender seus sentimentos em sua plenitude e lidarão melhor com as situações que envolvam seus sentimos e assim eis de produzirem comportamentos adequados com ações eficientes e previsíveis no tocante as adversidades.

Para que a criança tenha domínio em suas emoções é importante que os familiares e educadores, conversem sobre as emoções nomeando-as e as colocando em situações do cotidiano da criança. Para que de fato a criança compreenda a existência dessas emoções e quando elas estão presente em sua vida.

Conforme a criança aprende sobre as suas próprias emoções ela também começa a identificar as emoções das outras pessoas. Desenvolvendo assim a empatia, algo tão importante para convivência em sociedade.

A empatia é a capacidade que temos de compreender e nós colocar no lugar do outro. E nossa criança bem estimulada irá desenvolver está habilidade emocional.

O desenvolvimento da inteligência emocional das nossas crianças pode ser estimulado, através de conversas, contação de histórias, leitura e atividade lúdicas e dinâmicas que levem os pequenos a reflexão sobre suas emoções.

SOBRE A ATIVIDADE INTERATIVA CORAÇÃO DE CRIANÇA

Pensando em uma atividade interativa que desperte a curiosidade das crianças, e estimule a reflexão sobre o que lhes é precioso e mais importante, propomos a atividade coração de criança.

Nesta atividade os pequenos montarão a atividade e poderão escrever ou desenhar sobre tudo que guardam de mais precioso em seus corações. É interessante após a realização da atividade que a criança tenha um momento para apresentar tudo que desenhou ou escreveu, pois pode levar a uma bela conversa sobre as emoções e sentimentos que os levaram a escolher os elementos que colocou na atividade interativa.

COMO MONTAR A ATIVIDADE CORAÇÃO DE CRIANÇA

Para realizar a montagem da atividade o aluno deverá:

  1. Pintar e recortar o molde da atividade “coração de criança”;
  2. Na sequência deve seguir a indicação da atividade e escrever ou desenhar sobre as tudo que guarda em seu coração com carinho;
  3. O último passo é realizar as dobraduras para que as duas partes do coração se encaixem formando um coração completo.

Veja no vídeo abaixo o como coração fica montado.

Habilidades conforme a BNCC:

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

 

Para baixar o molde em PDF  clique no botão abaixo.

Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE INTERATIVA CORAÇÃO DE CRIANÇA. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 29 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/09/atividade-interativa-coracao-de-crianca.html>.

Postar um comentário

0 Comentários