CAÇA-PALAVRAS DIA DO ESTUDANTE UM ESTUDANTE DEVE SER - ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO

CAÇA-PALAVRAS DIA DO ESTUDANTE UM ESTUDANTE DEVE SER - ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO

O que podemos ensinar sobre atividades de alfabetização Caça-Palavras

Vamos incentivar nossos alunos a serem caçadores de palavras!


Caça palavras dia do estudante Pedagoga Ingrid Moraes
Imagem de caça-palavras dia do estudante com modelo em branco (a esq.) e preenchido (a dir)

As palavras são os blocos de construção da linguagem. Acredito que, incentivando nossos alunos a brincar e se divertir com as palavras, os ajudamos a desenvolver habilidades de leitura e escrita. Uma maneira de fazer isso com a qual a maioria dos pais e professores se sintam confortáveis é compartilhar livros de figuras com crianças. Outra é incentivá-los a procurar e coletar palavras em um caça-palavras

Que tipos de palavras?


Depende do nosso propósito. Para crianças pequenas, podemos ajudá-los a procurar palavras perto ou em casa. Ser um caçador de palavras combina perfeitamente com um passeio ao parque ou a casa de um amigo. As crianças podem reconhecer as letras ou palavras que conhecem, Eles podem descobrir o que diz a placa do prédio, ou o que diz um panfleto de uma pizzaria, os pequenos caçadores de palavras podem gostar de gravar as palavras que encontrarem, talvez usando um celular ou escrevendo em um caderninho.

Na Atividade caça-palavras para o dia do estudante. 

As letras são organizadas aleatoriamente em uma grade quadrada, com o objetivo de o aluno encontrar as palavras na grade, que devido a tal organização ficaram ocultas, com maior celeridade possível, as palavras estão organizadas de cima para baixo e da esquerda para direita na grade, todas com características que todo bom estudante deve ter, visto que para ser um bom estudante é preciso reunir algumas características importantes,para buscar esta reflexão sobre estas características e trabalhar a leitura e raciocínio lógico dos pequenos.

Reflexões pedagógicas:


Em processo de alfabetização, é extremamente importante propor atividades de alfabetização para memorização e reflexão sobre o sistema de escrita. Um dos grandes aliados para esta prática é o jogo caça-palavras.

O jogo caça-palavras tem um grande potencial para trabalhar a ortografia, pois é uma forma de visualizar as palavras na grafia correta, o jogo também auxilia no processo de expansão do vocabulário das crianças, que são desafiadas de maneira prazerosa a procurar e compreender novas palavras.

A aprendizagem através dos jogos são uma forma de atrair as crianças a realizar a atividade de maneira mais natural, já que brincar faz parte da rotina infantil.

Os Caça-palavras  podem ser introduzidos a partir do momento que a criança já tenha tido contato e aprendido as letras do alfabeto, uma vez que as crianças se tornam mais conscientes das letras e sons, blocos de letras são úteis para iniciar a busca de palavras - e também são divertidos! As atividades de caça e construção de palavras incentivam as crianças a serem observadoras e tornam-se mais conscientes das possibilidades de leitura existentes.


Habilidades conforme BNCC


(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Que dia é comemorado o dia do estudante e porque?

O dia do estudante é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto, na data de 1927, centenário da fundação dos dois primeiros cursos de direito no brasil, em 11 de agosto de 1827 por D. Pedro I.

Por Pedagoga Ingrid Moraes

Se você gostou deste caça-palavras também poderá baixar nossos outros caças palavras clicando aqui.


Descubra Recursos Educativos Inigualáveis

            Você já imaginou ter acesso a atividades educativas que vão
além do comum? Para os apaixonados por educação que buscam sempre mais, temos
uma oportunidade única. Ao acessar https://www.loja.pedagogaingrid.com/,
mergulhe em arquivos exclusivos que transformarão qualquer experiência
educativa em uma jornada fascinante.



 Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária


            Ainda quer mais? Para os verdadeiros entusiastas da educação, convidamos você a se juntar a uma comunidade vibrante e comprometida. Tornando-se um membro do nosso clube de apoiadores pelo https://apoia.se/pedagoga-ingrid, você abre as portas para um mundo de materiais inéditos e exclusivos.


        Ao fazer isso, você não apenas enriquecerá seu acervo de recursos educativos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento de mais conteúdos de qualidade.


Tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. CAÇA-PALAVRAS DIA DO ESTUDANTE UM ESTUDANTE DEVE SER - ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 9 de ago. de 2019. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/08/caca-palavras-dia-do-estudante-um.html>

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem