>

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: ARQUIVINHO 7 DE SETEMBRO

Forma criativa e dinâmica de alfabetizar e ensinar a importância da proclamação da independência 

 Uma atividade de alfabetização que de forma criativa, divertida ensina vários aspectos da formação de palavras, interpretação textual e valoriza o sentimento de comunidade e a importância do dia 7 de setembro.
 
Atividade de criativa de alfabetização que trabalha vários aspectos do desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Imagem do arquivinho de 7 de setembro colorido ao lado de uma caneta de flamingo azul piscina


Anualmente em toda data de 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil, feriado que celebra a emancipação brasileira do Reino de Portugal. Em 7 de setembro de 1822, o príncipe regente soltou o famoso “Grito do Ipiranga”.

Discurso de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga
“Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo unir-nos mais" "Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva independência, à liberdade e à separação do Brasil. Para o meu sangue, minha honra, meu Deus, eu juro dar ao Brasil a liberdade" "Independência ou morte"

Uma data tão marcante para o Brasil e seu povo merece uma atividade diferenciada, por isso a proposta da atividade “Atividade de alfabetização: Arquivinho 7 De Setembro” de alcançar várias áreas do desenvolvimento educacional da criança mostra-se muito eficiente.

Sobre a atividade

Nesta atividade temos o trabalho de coordenação motora fina, contagem uma vez que os pequenos terão que: 
  • Recortar letras de revistas ou jornais; 
  • Realizar a contagem do número de letras;
  • Identificar letras iniciais e finais; 
  • Identificar e procurar dentro do texto a palavra Brasil;
  • Aprender as cores da bandeira;
  • Identificar em mapa qual unidade da federação e cidade a criança reside;
  • Relacionado ao futuro desenhar a perspectiva de nação que a criança possui; 


Aspectos trabalhados 


Está atividade possui vários comandos que embora sejam simples e fáceis de aplicar, trabalham diversos aspectos cognitivos da criança.

Uma vez que o formato da atividade é algo não corriqueiro, temos um atiçamento da ludicidade infantil, portanto a criança irá melhor escrever e fortalecer o uso das palavras, junto com uma melhor análise da palavra, sua separação silábica e sons emitidos.

Entenda Como o uso de jogos pedagógicos contribuem para o desenvolvimento educacional de crianças, Em ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ROLETA DA LEITURA


Um outro aspecto a trabalhar é o desenvolvimento de uma leitura global, uma vez que a criança aprenderá a ler sem a necessidade de identificar letra por letra, paralelo a conseguinte trabalho de entendimento textual.

É importante entender a dimensão do Brasil e saber identificar em qual estado a criança reside, assim trabalharemos noções geográficas junto com um sentimento de pertencimento comunitário, uma vez que a criança irá olhar e reforçar o porquê de ela ser baiana, paulista, carioca, mineira, cearense, seja qual for a sua denominação junto com uma identificação local de sua cidade.

Portanto a criança irá aprender o valor das comemorações e como elas são significativas para um povo, assim como a necessidade de estar reforçando a repetição das datas comemorativas anualmente. 

Sugestões de Didáticas:

No início da aula o professor questiona e informa sobre que dia é comemorado o dia da independência do Brasil, logo após o professor deve explicar para as crianças sobre a importância do dia 7 de setembro e falar sobre a importância da data para o país. 

Peça a criança que pegue sua atividade do arquivinho 7 de setembro, explique que em cada folha a criança irá se deparar com uma proposta diferente de atividade, peça que ela leia com atenção e se necessário com o auxílio de um adulto, por fim execute a atividade conforme a instrução contida na atividade.


Habilidades alinhadas a BNCC:

  • (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas
  • (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
  • (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
  • “(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
  • (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  • (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.”

Para baixar o molde em PDF para  clique no botão abaixo.

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Atividade lúdica e de fácil execução. Obrigada por disponibilizá-la!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão.Que Deus ilumine cada vez mais sua criações.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem palavras para descrever a minha gratidão, que pessoa linda gente.

    ResponderExcluir