ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ROLETA DA LEITURA

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ROLETA DA LEITURA

 O uso de jogos pedagógicos no processo de alfabetização

Como o uso de jogos pedagógicos contribuem para o desenvolvimento educacional de crianças?

Imagem de jogos pedagógico roleta da leitura feita
Imagem de jogos pedagógico roleta da leitura já feitar em papel a4 com uso de lápis decorativo



A importância de uma alfabetização lúdica

Em todas as culturas o “ser criança” está associada ao brincar, com relatos de brincadeiras que são passados por gerações, que são documentadas em livros e os mais diversos relatado em variadas formas documentais.

É vital a importância das brincadeiras no modo como as crianças descobrem o mundo é através de brincadeiras como correr, esconder, manipular e/ou explorar objetos que o seu pequeno novo universo é desbravado.

A importância do brincar sempre foi ressaltada por estudiosos como o psicólogo Lev Vygotsky, que aponta o ato de brincar como sendo um dos instrumentos de mediação essenciais para que a criança avançasse novos degraus em seu processo de desenvolvimento. 

Assim sendo, “o brincar” tem um potencial muito interessante quando este está associado as melhores práticas de alfabetização. E para que estes dois modus – “o brincar” e o alfabetizar – possam andar juntos temos os jogos pedagógicos como um dos grandes aliados do processo de desenvolvimento educacional

Dentro do processo de alfabetização os jogos pedagógicos são ferramentas muito úteis e interessantes, pois através deles é possível incentivar a interação de crianças e deste modo possibilitamos uma aprendizagem eficaz, estimulando também o desenvolvimento pelo prazer e a curiosidade da criança em aprender.


A importância do uso de Jogos Pedagógicos.

Os jogos pedagógicos, mostra toda a potencialidade do aprendizado de maneira criativa, proporciona as crianças a possibilidade de investigar seu cotidiano e refletir sobre as práticas culturais ali expostas.

        Os jogos pedagógicos além das virtudes já mencionadas trazem consigo características muito benéficas ao desenvolvimento do discente tais como;

 

  • Uma ótima estratégia para incentivar o desenvolvimento social com a participação e convivência entre os alunos.
  • Importante para o desenvolvimento intelectual das crianças desenvolvendo aspectos de sua criticidade, criatividade e habilidades socioemocionais. 
  • Proporciona ao aluno a oportunidade explorar e adquirir conhecimento de maneira mais dinâmica. 

 

Todavia há que se destacar que o professor que atua com jogos educativos deve ter seu papel centrado em ser mediador entre as crianças, brincadeiras e jogos.

Pensando em toda a relevância dos jogos no processo de alfabetização resta claro que o uso de jogos educativos é muito interessante e por isso é recomendável a construção do jogo roleta da leitura.

 

Sobre o Jogo Roleta da Leitura.

A própria criança construirá o jogo “roleta da leitura” trabalhando aspectos leitores como a identificação de fonemas e suas respectivas representações por letras, comparação de palavras com significado próprio, mas que se diferenciam por apenas uma letra exemplo: Pato/Rato, além paralelamente trabalhar a coordenação motora e pintura.

 

Como montar o Jogo Roleta da Leitura?

 

Para montar a roleta da leitura a criança deve;

  1. Pintar o molde com um lápis de cor
  2. Recortá-lo de acordo com as marcações presentes na folha
  3. Inserir um prendedor estilo bailarina no ponto com a devida indicação para que a roleta se movimente.

 

Habilidades:

  • (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.





Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais







Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO ROLETA DA LEITURA, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 17 de jun. de 2021. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/08/atividade-de-alfabetizacao-roleta-da.html>

5 Comentários

  1. Vim aqui agradecer, a vc! Sua disponibilidade e sua dedicação.
    MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Você que compartilha tantos trabalhos e sugestões. Obrigada, por espalhar o seu carinho e talento com tds nós.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid! Vc tem esse modelo de roleta da leitura já para imprimir? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ingrid Moraes, muito obrigada por compartilhar seu excelente trabalho! Parabéns !!!
    Profissional de excelência, sou sua fã!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem