QUEBRA-CABEÇA DE NATAL: PRESÉPIO

QUEBRA-CABEÇA DE NATAL: PRESÉPIO

Presépio

O presépio é o local segundo a tradição cristã que remete ao nascimento de Jesus em Belém.



Um presépio tradicional é composto por toda ambientação do dia do nascimento de jesus segunda a bíblia, com a representação de Jesus, Maria, José no centro, e adjacentes temos animais que e o três Reis Magos e uma estrela, além de toda ambientação da manjedoura e a palha como berço de jesus.

Um costume Natalino

É um hábito em vários países a montagem de presépios sejam em casas, lojas ou shoppings, muitos montam presépios pequenos até em tamanho real.

Dando uma passada pela biblioteca de filmes natalinos, geralmente veremos a montagem ou uma referência presépio, até no filme estadunidense “Toy Story 3” tem uma cena hilária onde um dos brinquedos ao falar das vantagens do sótão faz referência ao presépio dizendo... “E esperem só, ele vai nos colocar no sótão...” e em uma argumentação das vantagens de ir para o sótão ele diz... “E aqueles caras da decoração de Natal. Não é divertido?”

Reforça valores do Natal

Além de ser um costume natalino a montagem de presépios reforça os valores do natal, como a simplicidade, comunhão e bons agouros além de trabalhar com a imaginação dos pequenos que poderão ter não somente os contos sobre o natal como poderão ter a visualização dos relevantes acontecimentos natalinos.

 

O uso de quebra-cabeça na educação

Quebra cabeças há muito tempo são percebidos como aliados na educação, ferramentas muito úteis e simples que ajudam a trabalhar o desenvolvimento dos pequenos.

Trabalhando paciência, raciocínio lógico, disciplina, o quebra cabeça exerce um papel muito importante na formação de crianças.

Algo que me encanta no uso de um quebra-cabeça é que eles conseguem tem um retorno educacional gigantesco ao mesmo tempo não precisa de nenhuma sistemática elaborada para se trabalhar.

Sobre a atividade quebra-cabeça presépio.

Atividade quebra-cabeça presépio é um quebra-cabeça de tiras verticais que montam a imagem de um presépio de Natal com uma metodologia bem simples prática ideal para usar nas séries iniciais.

Como usar o quebra cabeça

Após o recorte das partes do quebra-cabeça a criança deve organizar a imagem de modo que o encaixe de cada peça forme a figura de um presépio de natal.

Pode usar duas linhas raciocínio, seja ordenando a letras em conformidade com a palavra presépio para que o desenho apareça, como também podemos ordenar os desenhos e no final verificar a imagem e o nome que foi formado

Habilidades alinhada a BNCC:

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras


Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais












Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. QUEBRA-CABEÇA DE NATAL: PRESÉPIO, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 08 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2019/11/quebra-cabeca-de-natal-presepio.html>


1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem