ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LEITURINHA COM PAPAI NOEL

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LEITURINHA COM PAPAI NOEL

Papai Noel um símbolo natalino

“Papai Noel, quem é? Onde vive? Como faz para entregar tantos presentes? No globo reporte de hoje...” não pera, essa seria uma ideia de chamada de Natal para apresentação do bom velhinho na globo. 


Papai Noel como conhecemos foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV.
Nicolau tinha o hábito de ajudar as pessoas necessitadas com doações financeiras anônima, ele colocava nas chaminés das pessoas saquinhos de ouro.

Mas tarde Nicolau foi declarado Santo pois foi atribuído a ele a realização de diversos milagres, e por conseguinte foi incorporado na Alemanha como um símbolo do Natal e depois ao mundo.

São Nicolau é geralmente retratado como trajes de bispo, mas devido a influência estadunidense e canadense ele ganhou esse novo estilo para poder adaptar as novas nuances do mito.

Entre eles a de que ere morava no extremo norte, portanto os estadunidenses mantiveram as cores más adaptaram o traje ao estilo esquimós com calça e gorro comum nas regiões mais gélidas do Alaska e Sibéria.

Papai Noel é conhecido no brasil e no mundo por presentear as crianças que tiveram um bom comportamento no último ano.

A importância do lúdico na leitura

Conhecer novas histórias é uma maneira muito divertida de viajar e conhecer novos mundos. Desta forma, o ensino da leitura por meio do lúdico é uma forma de ensinar e ao mesmo tempo permitir que os pequenos tomem propriedade do processo de aprendizagem ao se expressarem.

Quando criança nada é mais fascinante que uma boa brincadeira, deste modo o nível de concentração dos pequenos está em grau altíssimo, e nada melhor que pegar essa janela de oportunidade e inserir conhecimentos no processo educacional.

Sobre a atividade leiturinha com Papai Noel

Brincar com palavras define bem a atividade de hoje, nela nossa criança poderá movimentar uma tira com algumas letras onde ao olhar forma várias palavras que começam com a sílaba NA.

A cara do Papai Noel é decorativa porem nada impede que o professore, pai, mãe ou responsável brinque com a criança perguntando ao pequeno qual palavra o bom velhinho está formando.

COMO MONTAR E USAR A ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LEITURINHA COM PAPAI NOEL

Para montar a atividade basta que:

Seja feito os recortes no contorno da atividade

Que seja colado o Papai Noel no caderno, mas deixando um espaço para que a tira de letras possa se movimentar

Movimente a tira para cima e para baixo e verifique as palavras que se formam

HABILIDADES BNCC:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.



Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais












Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO: LEITURINHA COM PAPAI NOEL, PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 13 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/11/atividade-de-alfabetizacao-leiturinha.html>


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem