MATEMÁTICA: QUEBRA-CABEÇA SEQUÊNCIA NUMÉRICA

MATEMÁTICA: QUEBRA-CABEÇA SEQUÊNCIA NUMÉRICA

10 BENEFÍCIOS SURPREENDENTES NA MONTAGENS DE QUEBRA-CABEÇAS

 

Quando pensamos em quebra-cabeças, geralmente pensamos em um hobby, uma maneira de passar o tempo e relaxar. A verdade é que, além de se divertirem por um tempo, eles também têm inúmeros benefícios para a saúde. Desde ajudar as crianças no desenvolvimento de suas habilidades, passando pela melhoria da memória e humor, até a prevenção de doenças graves em idosos.

 

Abaixo você encontrará 10 benefícios surpreendentes de quebra-cabeças, e 2 extras para crianças e idosos.

 

 


 

BENEFÍCIOS DE QUEBRA-CABEÇAS

1. Exercício mental

 

Fazer quebra-cabeças pode ser considerado um exercício cerebral completo, já que exercita os lados direito e esquerdo. O direito é responsável pela criatividade, emoções e pensamento intuitivo; e a esquerda é o lado lógico, objetivo e metódico.

 

Quando você faz um quebra-cabeça ambos os lados devem se comunicar e trabalhar juntos, aumentando a função cognitiva. O lobo occipital é a área onde o cérebro conecta cores e formas e também é ativado. Exercitar a mente ajuda a prevenir o declínio cognitivo.

 

2. Melhor raciocínio visual-espacial

 

Para montar um quebra-cabeça vemos diferentes peças e devemos colocá-las dentro de uma imagem maior. Fazer esse exercício regularmente nos ajuda a melhorar nosso raciocínio espacial.

 

3. Maior Atenção aos Detalhes

 

Ao resolver um quebra-cabeça, especialmente se as peças são muito semelhantes, é crucial prestar atenção aos detalhes. Você precisa treinar seus olhos para encontrar as pequenas diferenças de cores ou formas que o ajudarão a completar a imagem. A capacidade de capturar pequenos detalhes pode nos ajudar em todos os aspectos de nossas vidas, especialmente no trabalho. Quando somos mais detalhados e precisos, a qualidade do nosso trabalho melhora.

 

 

4. Melhore a memória

 

Fortalece as conexões neurais e aumenta a geração de novas conexões. Isso aumenta a velocidade mental e os processos de pensamento.

 

Quando pegamos uma peça, você tem que procurar entre os outros por uma cor ou forma que você tem em mente e visualizar a imagem em grande escala para ver quais peças combinam.

 

Quando você exercita a parte do cérebro encarregada de armazenar essas informações ajuda a manter e melhorar a memória de curto prazo.

 

5. Aumente seu QI

 

Pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados pela Dra.

 

6. Melhorar a capacidade de resolução de problemas

 

Para resolver os quebra-cabeças você toma diferentes abordagens para tentar resolver um problema, já que é um teste de tentativa e erro. Você também aprende o valor de formular teorias, testar hipóteses e mudar suas perspectivas quando algo não sai como planejado.

 

Essas habilidades podem ser transferidas para o trabalho, tornando-o mais inovador na resolução de problemas, pensamento mais crítico e melhores habilidades adaptativas.

 

 

7. Aumento da produtividade

 

Quando você está mais feliz e menos estressado, é mais fácil se concentrar. Quando sua concentração melhora, sua produtividade dispara. Se você está tendo problemas para manter o foco em seus estudos ou trabalho, considere fazer uma pequena pausa para fazer um quebra-cabeça e redefinir seu cérebro. Muitos escritórios estão começando a incluir quebra-cabeças e jogos similares em suas áreas de descanso. Esses jogos ajudam os funcionários a se desconectarem do trabalho por alguns minutos e voltam revigorados e prontos para começar novamente.

 

8. Melhor colaboração e trabalho em equipe

 

Outra razão para incorporar quebra-cabeças em seu local de trabalho é que eles ajudam a construir colaboração entre colegas de trabalho. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que quando os trabalhadores podem se unir no espaço de trabalho, isso os ajudou a melhorar seus relacionamentos e a capacidade de cooperar e trabalhar em equipe.

 

 

9. Melhor humor

 

Resolver quebra-cabeças tem um grande benefício, aumenta a produção cerebral de dopamina. Este neurotransmissor é responsável por regular o humor e o otimismo. Também afeta o aprendizado, a memória, a concentração e a motivação. A dopamina é liberada toda vez que fazemos um quebra-cabeça e até toda vez que colocamos uma peça no lugar certo. Isso nos encoraja a continuar a fazê-lo e desafiar a nós mesmos.

 

10. Diminuir o nível de estresse

 

Além de nos desafiar, também nos ajuda a relaxar. Nossos cérebros vão de "Beta" ou acordados, para um estado de "Alfa" quando você está montando quebra-cabeças. O estado Alfa é semelhante ao estado em que estamos quando estamos sonhando.

 

Essa mudança de consciência vem com muitos benefícios, incluindo:

 

  • Capacidade de fazer conexões mais profundas
  • Melhore nosso humor
  • Aumente nossa autoconfiança
  • Alivia o estresse
  • Ainda menor sua pressão arterial e frequência cardíaca

 

 

QUEBRA-CABEÇAS PARA AS CRIANÇAS E DURANTE SEU CRESCIMENTO

Quebra-cabeças ajuda a desenvolver habilidades espaciais. Ele desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da consciência espacial e, posteriormente, entram em jogo quando temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são abordados.

 

Crianças em crescimento podem ser beneficiadas de múltiplas formas, sempre adaptando o tamanho das peças e a dificuldade para sua idade.

 

 

Benefícios cognitivos: Quebra-cabeças ajudam a desenvolver percepção, organização, concentração.

Benefícios físicos: Embora não pareça exercício físico, fazer um quebra-cabeça requer coordenação motora e uso controlado da mão.

Benefícios emocionais: Eles também ensinam paciência, autoconfiança e autocontrole. Fazer um quebra-cabeça requer tempo e esforço. Ao terminar um quebra-cabeça sentimos admiração e reconhecimento por alcançá-lo, especialmente em crianças.

Quebra-cabeças também são usados na terapia ocupacional após lesões traumáticas nos dedos e mãos e também depois de sofrer lesões cerebrais nas quais devemos reeducar o cérebro e melhorar a coordenação com os braços.

PARA O SEU FUTURO: RETARDAR A DEMÊNCIA E A DOENÇA DE ALZHEIMER

Manter seu cérebro ativo pode retardar sintomas de demência e doença de Alzheimer. Estudos médicos mostraram que manter a mente ativa através de quebra-cabeças e outras atividades de resolução de problemas pode reduzir a quantidade de danos nas células cerebrais que ocorrem em pacientes com Alzheimer. Também apoia o crescimento de novas células nervosas e fortalece as conexões entre elas.

 

Pesquisadores também descobriram uma relação entre o número de anos que alguém vem resolvendo quebra-cabeças e a probabilidade de desenvolver Alzheimer. Então, quanto mais cedo você começar a fazer quebra-cabeças uma parte regular de sua vida, melhor. Nunca é tarde demais para começar a proteger seu cérebro.

 

 

Como você já viu, fazer quebra-cabeças tem um grande número de benefícios para sua saúde. Desde melhorar sua memória e prevenir doenças futuras, melhorar seu humor e ajudá-lo a desenvolver habilidades para seu estudo e trabalho.

 

Agora que você sabe mais sobre os benefícios dos quebra-cabeças para todas as idades ... O que você está esperando para começar um quebra-cabeça?

 

Se depois de ler este artigo você quiser fazer um quebra-cabeça, neste post você encontrará recomendações para lojas onde você pode encontrar uma grande variedade de quebra-cabeças.


SOBRE A ATIVIDADE MATEMÁTICA: QUEBRA-CABEÇA SEQUÊNCIA NUMÉRICA

Adoro jogos matemáticos que trabalhem também o recorte. Este usarei para revisão na minha turma da sequência numérica até 10, antes da introdução de conteúdos novos. Será uma revisão bem divertida eles adoram todos os quebra-cabeças que levo.  

HABILIDADES DA ATIVIDADE MATEMÁTICA: QUEBRA-CABEÇA SEQUÊNCIA NUMÉRICA

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.



Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais










3 Comentários

  1. Ola.... Tudo bem... Adoro suas atividades... Vc tem esse quebra cabeça com desenho de menina?

    ResponderExcluir
  2. Adorei teus trabalhos são muito criativos Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu excelente trabalho!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem