Corações Contra o Bullying: Uma Sequência Didática Para Promover Empatia e Respeito"

Corações Contra o Bullying: Uma Sequência Didática Para Promover Empatia e Respeito"

 A IMPORTÂNCIA DE ABORDAMOS O TEMA BULLYING NAS ESCOLAS

Em um mundo cada vez mais conectado, as interações sociais são constantes e, infelizmente, o bullying se tornou um problema significativo, especialmente entre os jovens. Para enfrentar essa questão, educadores de todo o mundo têm desenvolvido estratégias e atividades para ensinar sobre empatia e respeito, e o quanto é fundamental abordarmos a questão do bullying.


Hoje, gostaria de compartilhar uma sequência de atividades didáticas intitulada "Corações Contra o Bullying". Essa atividade, voltada para a sala de aula, tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre o impacto duradouro que o bullying pode ter em suas vítimas, além de encorajar ações proativas para combater esse problema.

SOBRE A SEQUÊNCIA CORAÇÕES CONTRA O BULLYING

·        PREPARAÇÃO E DISCUSSÃO

Antes da atividade, o professor prepara cartões de papel em formato de coração para cada aluno e um coração maior para sua demonstração. A aula começa com uma discussão sobre o que é bullying, seus diferentes tipos (verbal, físico, cyberbullying) e o impacto negativo que ele pode ter em um indivíduo e na comunidade escolar.

·        DEMONSTRAÇÃO E REFLEXÃO

Em seguida, o professor apresenta o grande coração de papel e lê a frase: "É difícil consertar um coração ferido e enrugado". Enquanto fala sobre como palavras duras e ações de bullying podem machucar e deixar marcas, o professor amassa o coração de papel. Então, tenta desamassá-lo, ilustrando que, embora a aparência possa melhorar, as marcas ainda permanecem, assim como as cicatrizes emocionais do bullying.

Após a demonstração, há uma reflexão sobre como as palavras e ações dos estudantes podem afetar os outros. Questionamentos como "Como você se sentiria se fosse o coração amassado?" ou "Você já presenciou algum caso de bullying? Como isso te fez sentir?" podem ajudar a turma a refletir sobre suas ações.

·        ATIVIDADE PRÁTICA E COMPARTILHAMENTO

Na atividade prática, os alunos recebem seus próprios corações de papel e são encorajados a escrever uma maneira pela qual podem ajudar a combater o bullying na escola, seja por meio de ações diretas ou indiretas. O compartilhamento dessas ideias permite aos estudantes aprender uns com os outros, fortalecendo uma cultura de empatia e respeito na sala de aula.

·        CONCLUSÃO

Ao final da atividade, o professor reforça que a escola é um lugar seguro, onde o bullying não será tolerado, e que todos têm o poder de fazer a diferença. As ideias que os alunos escreveram em seus corações são incentivos para colocar em prática ações que combaterão o bullying.

A sequência de atividades "Corações Contra o Bullying" é uma maneira eficaz e interativa de ensinar sobre o impacto do bullying e o valor da empatia e do respeito. Ao usar atividades como essa, podemos esperar cultivar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

HABILIDADES BNCC:

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem