PÁSCOA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA RECEITA PARA UMA FELIZ PÁSCOA

PÁSCOA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA RECEITA PARA UMA FELIZ PÁSCOA

 

PÁSCOA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA VALORIZANDO AS DIFERENTES FORMAS DE COMEMORAÇÃO

Trabalhar valores na escola durante a Páscoa é uma ótima maneira de conscientizar os alunos sobre o verdadeiro significado desta data tão importante. A Páscoa não se resume a ovos de chocolate, coelhinhos e outros símbolos comerciais. Ela é uma celebração que remete à ressurreição de Jesus Cristo e à renovação da fé e da esperança.



Ao trabalhar valores como amor, solidariedade, respeito e compaixão na escola durante a Páscoa, os alunos são estimulados a refletir sobre suas próprias atitudes e comportamentos, e a perceber a importância de ser uma pessoa mais empática e colaborativa.

Além disso, é importante valorizar as diferentes formas de comemoração da Páscoa, respeitando as tradições e crenças de cada cultura e religião. A Páscoa pode ser celebrada de diferentes maneiras, com diferentes símbolos e significados, e todas elas devem ser respeitadas e valorizadas.

Portanto, trabalhar valores na escola durante a Páscoa é uma forma de resgatar o verdadeiro sentido desta data, sem cunho comercial, e de promover uma educação mais humanizada e consciente.

SOBRE A ATIVIDADE SEQUÊNCIA RECEITA PARA UMA FELIZ PÁSCOA

A atividade escolar Receita para uma Feliz Páscoa é uma excelente forma de abordar o gênero textual receita com os estudantes, ao mesmo tempo em que valoriza o verdadeiro sentido da Páscoa e os diferentes modos de comemoração.

A receita é um gênero textual que apresenta uma sequência de instruções para preparar um determinado prato ou sobremesa. No caso da Receita para uma Feliz Páscoa, a ideia é apresentar uma sequência de valores e atitudes que podem contribuir para uma Páscoa mais feliz e significativa.

Ao ler e analisar a receita, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa e sobre como podem contribuir para tornar esta data mais especial para si mesmos e para as pessoas ao seu redor. Eles são desafiados a pensar em valores como amor, amizade, compaixão, tolerância e solidariedade.

Além disso, a atividade valoriza os diferentes modos de comemoração da Páscoa, respeitando as tradições e crenças de cada cultura e religião. Isso ajuda os estudantes a desenvolver uma visão mais ampla e pluralista do mundo, e a compreender a importância da diversidade cultural e religiosa.

Portanto, a atividade Receita para uma Feliz Páscoa é uma forma lúdica e criativa de trabalhar valores na escola durante a Páscoa, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades linguísticas e valoriza a diversidade cultural e religiosa.

 

Habilidades BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

 

(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Bloquinho para Colorir Páscoa

Bloquinho para Colorir Páscoa

Presenteie criatividade e diversão com o Bloquinho para Colorir Páscoa, repleto de desenhos exclusivos para celebrar a temporada. Ideal para inspirar a arte nas crianças. Clique aqui e confira!

Sacolinha de Páscoa

Sacolinha de Páscoa

Crie presentes personalizados com as Sacolinhas de Páscoa, disponíveis em modelos com coelhinho e cordeiro. Perfeito para embalar seus mimos de Páscoa. Clique aqui e veja como!


Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem