ATIVIDADE DE PRIMAVERA: ARQUIVINHO LEILÃO DE JARDIM

ATIVIDADE DE PRIMAVERA: ARQUIVINHO LEILÃO DE JARDIM

A PRIMAVERA 

Primavera é uma das quatro estações do ano, conhecida como a “estação das flores”. Neste ano de 2023, ela iniciará dia 23 de setembro e terminará dia 22 de dezembro. A Primavera é considerada por muitos a mais linda das estações, associada a um ambiente colorido, florido e alegre. No Brasil, durante essa época, as paisagens se transformam com a chegada das flores e o clima começa a se aquecer, preparando o país para o verão.


A origem do nome primavera está associada ao nome Verão, do latim “veranum tempus” - tempo de fortificação - a primavera seria o primeiro verão.

AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMAVERA

Temos durante a primavera, dias e noites com a mesma duração. Pelo menos isso é o que ocorre em seu início, pois, com o passar do tempo, os dias vão ficando gradativamente maiores.

Essa estação do ano é conhecida por ser o período de crescimento das folhas e flores das árvores, embora possa apresentar diferentes características de acordo as variadas regiões.

Contudo, a primavera, é considerada uma das estações mais bonitas, é também considerada por muitos a estação mais agradável. Isso ocorre, porque a primavera é uma estação de transição entre uma estação de temperaturas baixas para uma estação de temperaturas elevadas assim como outono, porém, invertendo a ordem de temperaturas.

O TRABALHO ESCOLAR COM A PRIMAVERA

A primavera por ser uma estação recheada de cores, atiça a curiosidade da criança e oportuniza a possibilidade de vivenciar uma experiência incrível com todas as transformações da natureza que estão a acontecer ao seu redor.

Diante desta curiosidade das crianças pela estação mais colorida do ano, pais e educadores podem incentivem as crianças a adquirirem ainda mais conhecimento sobre a primavera, explorando as características e singularidades desta estação.

SOBRE A ATIVIDADE ARQUIVINHO LEILÃO DE JARDIM

Aliando está curiosidade natural que os pequenos possuem sobre a primavera com o processo de alfabetização propomos a atividade “Arquivinho leilão de Jardim”. 

Nesta atividade com a temática primavera temos como a proposta central do trabalho de estímulo e reflexão sobre a leitura e escrita através do gênero textual poema. As crianças são a presentadas ao Poema Leilão de Jardim da autora Cecília Meireles, um poema infantil cheio dos encantos da primavera.

COMO MONTAR O LIVRINHO O ARQUIVINHO LEILÃO DE JARDIM

Primeiramente devem ser recortadas as páginas do arquivinho leilão de jardim.  Depois as páginas devem ser unidas na lateral usando-se grampeador ou cola. Após a montagem o arquivinho está pronto para nossa criança exercitar e adquirir conhecimento.

 

Habilidades de acordo a BNCC:

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

 

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Pacote Primavera da Matemática: O Segredo Para Tornar a Matemática Divertida e Engajante!

Pacote Primavera da Matemática

A primavera é uma estação de renovação e crescimento, e o mesmo deveria se aplicar ao desenvolvimento acadêmico dos seus filhos. Imagine o poder de combinar a beleza e a alegria da primavera com o aprendizado da matemática. O Pacote Primavera da Matemática é a chave para fazer exatamente isso!

O que torna o Pacote Primavera da Matemática verdadeiramente inovador é o quão interativo e engajador ele é. Dê o próximo passo na jornada educacional do seu filho clicando aqui e leve para casa o Pacote Primavera da Matemática hoje mesmo!


Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem