LEMBRANCINHA SOBRE A TEORIA DA PIPOCA PARA DE PAIS OU RESPONSÁVEIS

LEMBRANCINHA SOBRE A TEORIA DA PIPOCA PARA DE PAIS OU RESPONSÁVEIS

 Quem já estourou um saquinho de pipoca sabe que os carocinhos de milho não estouram todos ao mesmo tempo.

Uns estouram um pouco antes outro um pouco depois até que todos estejam prontos para comer.



O QUE DIZ A TEORIA DA PIPOCA

A teoria da pipoca consiste em uma analogia do estouro da pipoca com o pleno desenvolvimento infantil, ressaltando as particularidades de cada indivíduo mesmo como uma similaridade aparente.

Por fora todos os milhos são aparentemente iguais, e quando são colocados em situações iguais de calor os carocinhos explodem em momentos diferentes, porque internamente cada carocinho possui propriedades diferentes e não tem nenhum problema nisso.

CADA CRIANÇA É DIFERENTE

Como pais, estamos constantemente comparando nossos filhos a outras pessoas. Embora isso possa ser uma fonte de grande orgulho, também pode se tornar uma fonte de preocupação de que algo esteja errado com nosso filho ou que estejamos fazendo algo errado como pais.

Cada criança é diferente. As crianças se desenvolvem de maneira diferente, têm personalidades diferentes, possuem qualidades diferentes e requerem diferentes tipos de suporte para atender às suas necessidades individuais.

Todas as crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo e à sua maneira

As crianças crescem e se desenvolvem em ritmos diferentes. Embora seus caminhos de desenvolvimento possam ser diferentes, a maioria passa por um conjunto de marcos previsíveis ao longo do caminho. É normal que as crianças experimentem surtos de desenvolvimento e pontos lentos em diferentes áreas de seu desenvolvimento ao longo do tempo. Se o seu filho está um pouco à frente ou um pouco atrás em uma certa idade - isso é normal.

Todas as crianças têm diferentes pontos fortes e vulnerabilidades. Alguns são bons no esporte, outros na música. Alguns são muito acadêmicos e outros não. Alguns estão muito ansiosos e outros mais relaxados. Algumas crianças dormem bem e outras acordam durante a noite durante anos.

Sentir-se confiante de que está no caminho certo

Muitos pais estão se sentindo cada vez mais pressionados para "acertar na paternidade". Outros sentem-se cada vez mais pressionados a ter um bom desempenho na criação dos filhos, os quais, por sua vez, devem ter sucesso na escola, recreação e emprego.

Muitos pais acham que a paternidade não é algo natural para eles.

Os pais muitas vezes não têm confiança para saber que são pais da maneira que melhor atenda às necessidades individuais de seus filhos. Muitos pais se sentem julgados por outras pessoas sobre sua abordagem parental. Essas experiências podem deixar os pais se sentindo sozinhos e isolados. Muitos acham que nenhum outro pai está passando por experiências semelhantes.

Todos esses são sentimentos e experiências comuns.

Você não está sozinho

A tarefa dos pais muda constantemente à medida que as necessidades e habilidades crescentes de nossos filhos mudam com o tempo. Não existe um método "tamanho único" para os pais. O que funciona para uma criança pode não funcionar para outra. O que funcionava quando as crianças tinham dois anos pode não funcionar quando elas têm quatro.

Adaptabilidade e flexibilidade são ingredientes essenciais para o pleno desenvolvimento educacional.

Compartilhar experiências comuns pode garantir que você está "no caminho certo" e aumentar a confiança.


Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com



💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais










5 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem