ATIVIDADE INTERATIVA FLIPBOOK MINHA MÃE NO MEU CORAÇÃO

ATIVIDADE INTERATIVA FLIPBOOK MINHA MÃE NO MEU CORAÇÃO

DIA DA MÃES: COMEMORANDO ESTA DATA NA ESCOLA

 

Olá, bonitos!

 

Comemoramos no Brasil e na maioria dos países o Dia das Mães. Uma data extremamente significativa que marca o reconhecimento e gratidão pelas figuras maternas que nos criaram.

 


Dia das Mães é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna.

 

Quando surgiu o Dia das Mães?

 

A origem da data remota aos tempos mitológicos, mas contemporaneamente a comemoração ficou muito famoso graças aos trabalhos feitos pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

 

Como surgiu o Dia das Mães no brasil?

 

A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) trouxe a comemoração da data ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

 

Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

 

LEMBRANCINHA PARA O DIA DAS MÃES

 

Na escola a comemoração desta data deve estar presente trazendo momentos de reflexão e valorização das mães.

 

Os professores devem realizar um bom planejamento pedagógico sobre a temática, para que os alunos tenham um momento rico de aprendizagem e reflexão.

 

Cabe neste momento explorar a história do dia das mães e mulheres que fizeram grandes colaborações ao mundo. Sendo também importante fazer os alunos pensarem sobre a maneira que se comporta com suas mães em seu cotidiano.

 

Este trabalho pode ser feito através, de pesquisa, confecção de cartazes, leitura de livros infantis, roda da conversa e atividades impressas por exemplo.

 

 


A escola também pode se movimentar para entregar um mimo as mães dos alunos e funcionárias da instituição, para marcar ainda mais este momento de celebração.

 

SOBRE a atividade flipbook minha mãe no meu coração

 

Pensando em um mimo para as escolas ofertarem as mulheres que fazem parte da comunidade escolar no Dia da Mães, e uma atividade que trabalha aspectos de alfabetização, aspectos emotivos e criativos temos como sugestão o flipbook minha mãe no meu coração

Portanto temos um coração batendo pelos sentimentos de valorização da figura materna no Dia das Mães.

 

PARA MONTAR flipbook minha mãe no meu coração


Para montar basta recortar o molde, cortar nos locais indicados, e fazer o encaixe da atividade.



HABILIDADES BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


 

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos assinando via facebook e no Apoia.Se.

Também poderá  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






1 Comentários

  1. Tania Maria de Melo Peixoto10 de maio de 2023 às 15:19

    Parabéns !!! Adoro suas lembrancinhas .Continue assim , nos inspirando.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem