>

Setembro amarelo: Pote hábitos psicológico saudáveis

Atividade sobre a prevenção ao Suicídio para que crianças trablhem o respeito e valorização pela Vida

A campanha Setembro Amarelo surgiu com a intenção de conscientizar a população quanto a importância de conversar sobre o tema do suicídio.

Atividade interativa de prevenção ao suicídio para que crianças reflitam com responsabilidade e seriedade sobre o setembro amarelo
Atividade que valoriza a importância e respeito a vida e sua prevenção

O setembro Amarelo

Quando se fala em suicídio as pessoas costumam se sentir ainda desconfortáveis para debater a temática, mas isto não pode desmotivar a reflexão sobre o assunto, mesmo ele sendo de fato delicado.

Por exemplo no Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância.

Por que trabalhar a temática suicídio na escola?

A escola é muito importante para a formação dos indivíduos, tendo então um papel significativo na compreensão da temática do suicídio. Que durante a idade escolar de nossas crianças pode estar atrelado a fatores como: bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conflituosas, dentre outros aspectos que afetam a saúde emocional de nossas crianças.

Desta maneira, é importante que a escola venha a ser também um lugar de formação emocional. E este ensino socioemocional está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A educação socioemocional refere-se ao entendimento e a forma do indivíduo de lidar com suas emoções, buscando a empatia e a tomada responsável de decisões.

Mas para que tudo isso ocorra, é preciso que um trabalho com competências socioemocionais seja feito nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Por exemplo no caso do combate ao suicídio vale lembrar que o trabalho de prevenção, especialmente em escolas e no ambiente familiar, é contínuo.

É importante que a escola aborde a temática Setembro Amarelo incentivando uma compreensão sobre o tema, livre de julgamentos. Os Docentes podem planejar situações que estimulem os estudantes a combater o preconceito sobre o debate da temática.

Valorizando sobretudo o diálogo como uma das formar de confrontar esta realidade, pois ignorar o problema só agrava a situação.

Algumas das ações que podem ser feitas dentro da escola para abordar o tema são: Rodas de conversa sobre a temática, palestras, confecção de cartazes e atividades lúdicas e interativa.


A atividade pote hábitos psicológicos saudáveis:

Pensando em uma atividade interativa que possa levar a um rico debate dentro do tema de combate ao suicídio e valorização da vida do Setembro Amarelo, propomos a atividade “pote hábitos saudáveis”. Onde temos a exposição de hábitos psicológicos saudáveis que levaram nossa criança a uma reflexão leve sobre determinadas ações que podem valorizar a vida.  

Montagem da atividade Pote hábitos psicológicos saudáveis:

Inicialmente a criança deve pintar e recortar as peças do pote hábitos psicológicos saudáveis.

Depois ela deve colar o pote em seu caderno deixando uma abertura para que possa colocar dentro do pote as fichar dos hábitos psicológicos saudáveis.


Após a montagem nossa criança estará pronta para fazer reflexões sobre o tema.

Código de Habilidades alinhada a BNCC

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Para baixar o molde em PDF  clique no botão abaixo.

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI

Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sou simplesmente apaixonada pelo seu trabalho!! Deus te abençoe, linda!!😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Que DEUS na sua infinita bondade e misericórdia te abençoe iluminem a todos que diretamente ajudam e muito seus colegas .OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou fonoaudióloga e amoooo as suas atividades! Não estou conseguindo baixar essa!

    ResponderExcluir