DIA DAS CRIANÇAS: FLIPBOOK SER CRIANÇA É...

DIA DAS CRIANÇAS: FLIPBOOK SER CRIANÇA É...

DIA DAS CRIANÇAS

Comemoramos o dia da criança dia 12 de outubro. É um dia marcado pela alegria dos pequenos que são presenteados e felicitados pela data comemorativa. É um dia que possui uma grande carga emocional, pois mesmos os adultos já foram crianças e guardam memórias afetivas da data.
Ser criança ao longo da história
Em qualquer período histórico criança é criança. O que muda são as atitudes dos adultos em relação as crianças.


Durante a história antiga, a criança era submetida à autoridade do pai com uma submissão servil ao mesmo. 

Na educação grega e romana, a família e estado era os responsáveis por educar os pequenos, considerados inoperantes e incapazes de ter qualquer autonomia. Em Esparta crianças com mais de sete anos de idade eram entregues aos pais ao estado para serem educadas militarmente e a obedecerem a todas as ordens do estado, esse modelo de educação era chamado de agoge

Posteriormente, na Idade Média, a importância que se dava aos pequenos era mínima, com pouco zelo em relação aos acontecimentos infantis e seus desdobramentos na vida adulta.

E foram muitos os percalços até que na Modernidade, a criança finalmente deixa de ser invisível à sociedade. No século 17, com o iluminismo, surge a primeira ideia do que é de infância. O adulto passa a dar mais atenção para essa fase da vida e a tratá-la com mais cuidado.

SER CRIANÇA ATUALMENTE

A infância passou a ser dividida por fases e foi criado o conceito de adolescência. Em 1959, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, que inclui direitos como igualdade, escolaridade gratuita e alimentação.
Temos fortemente usado em nossa país o Estatuto da Criança e do adolesceste (ECA), que também resguarda os diretos das crianças e adolescente do nossa país.
Hoje buscamos um ideal em que a criança seja feliz, saudável e inteligente, que tenha a chance de desenvolver seu potencial. 
Porém devido a toda a desigualdade social ainda encontramos crianças em situação de risco, e cabe a nós como adultos e sociedade promover ações que minimizem o solucione estas problemáticas que prejudicam a infância.

ATIVIDADE FLIPBOOK SER CRIANÇA É

É já de costume que as escolas nesta época do ano procures atividades relacionadas ao tema dia das crianças. Pensando nisto propomos a atividade “flipbook ser criança é...” para que os pequenos reflitam sobre o que é ser criança, e sobre suas preferências, no brincar, amizades e perspectivas de um mundo melhor.

COMO MONTAR A ATIVIDADE “FLIPBOOK SER CRIANÇA É...”:

  1. Para montar a criança deve recortar o molde da atividade “flipbook ser criança é...”;
  2. Colar as páginas de acordo com as indicações de colagem do arquivo;
  3. Em seguida responder as questões proposta na atividade.

HABILIDADES BNCC:

  • (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
  • (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Vídeo da atividade

Celebre a Magia da Infância: Descubra Nosso Kit Exclusivo para a Semana da Criança!

🎉 A Semana da Criança está se aproximando e nada melhor do que preparar atividades lúdicas e educativas que promovam o aprendizado enquanto se divertem. Nosso novo KIT DE ATIVIDADES SEMANA DA CRIANÇA foi meticulosamente elaborado para garantir horas de diversão construtiva.

🎨 Cada atividade foi pensada para encantar e ao mesmo tempo ensinar. Ao clicar na Kit de Atividades Semana da Criança, você será direcionado diretamente para a nossa loja, onde poderá conferir mais detalhes e adquirir o kit. Não deixe para a última hora; as crianças merecem o melhor, e com o nosso kit, a Semana da Criança será inesquecível!

Você poderá ser uma apoiadora ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar  via PIX: carvalhongrid@gmail.com





Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 


💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais







Exemplo de citação no padrão da ABNT

MORAES, Ingrid Maria. DIA DAS CRIANÇAS: FLIPBOOK SER CRIANÇA É. PEDAGOGA INGRID MORAES ATIVIDADES EDUCACIONAIS, Brasília, 21 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.pedagogaingrid.com/2020/09/DIA-DAS-CRIANCAS-FLIPBOOKSER-CRIANCA-E.html>.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem