ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CASTELINHO DO VALOR POSICIONAL

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: CASTELINHO DO VALOR POSICIONAL

Castelinho do valor posicional. Atividade de matemática para trabalharmos conceitos como centena, dezena e unidade.




Olá, bonitas!

A atividade de hoje é uma das minhas preferidas, me agrada bastante a maneira como é inserido o conceito de centena, dezena e unidade.

Explicar conceitos as vezes é mais complicado do que deveriam ser, um conceito é algo abstrato e de certa forma com pouca “palpabilidade”.

Por vezes ficamos a perder preciosos momentos tentando fazer com que a criança aprenda algo que é relativamente simples.

Mas nós professores devermos ter em mente que diferente de nós adultos, que já aprendemos variados conteúdos e com isso temos no que nos apoiar para compreender um novo conteúdo, a criança está em uma jornada de descobrimento, saber o que é profundo enquanto a criança aprende os conceitos de altura e largura, é totalmente diferente de aprender profundidade quando adulto uma vez que já temos os conhecimentos básicos já maturado.

O processo de alfabetização e numeralização de uma criança é um passeio em que por vezes teremos que usar maneiras muito criativas para atingir nossos objetivos.

Sabe aquele ditado de “trocar o pneu do carro com o carro em movimento”, poise é, por muita das vezes essa será a rotina do professor.  


 


O que é muito interessante no castelinho do valor posicional é que ele traz para a criança uma ambientação lúdica, uma atividade interativa geralmente se aproxima muito do brincar, e, portanto, já tem um ponto em que a criança pode apoiar-se.

Quando lembramos do ditado “trocar o pneu do carro com o carro em movimento”, o brincar é em sua medida o “pit stop” em que a criança irá fazer para trocar o pneu do carro

 

Subjetivamente, farei deste castelinho uma atividade de rotina de minha turma, onde nas aulas de matemática estaremos sempre analisando alguns números e fazendo sua composição e decomposição, assim os pequenos pegam rapidinho os conceitos.

 

Habilidades BNCC da atividade Castelinho do Valor Posicional

 

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.


Descubra Recursos Educativos Inigualáveis

            Você já imaginou ter acesso a atividades educativas que vão
além do comum? Para os apaixonados por educação que buscam sempre mais, temos
uma oportunidade única. Ao acessar https://www.loja.pedagogaingrid.com/,
mergulhe em arquivos exclusivos que transformarão qualquer experiência
educativa em uma jornada fascinante.



 Seja Membro de uma Comunidade Exclusiva e Visionária


            Ainda quer mais? Para os verdadeiros entusiastas da educação, convidamos você a se juntar a uma comunidade vibrante e comprometida. Tornando-se um membro do nosso clube de apoiadores pelo https://apoia.se/pedagoga-ingrid, você abre as portas para um mundo de materiais inéditos e exclusivos.


        Ao fazer isso, você não apenas enriquecerá seu acervo de recursos educativos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento de mais conteúdos de qualidade.


Tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais






5 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem