DEDOCHES DAS VOGAIS

DEDOCHES DAS VOGAIS


O QUE SÃO DEDOCHES?

Os dedoches são um recurso muito parecido com os fantoches, mas em uma versão em miniatura, que cabe nos dedos das nossas mãos.



Este recurso [dedoche] proporciona uma grande liberdade de uso, pois não é um recurso de difícil manuseio, basta colocar os personagens nos dedos e estamos prontas para contar uma bela história.


Podemos encontrar dedoches a venda ou podemos criar nossos próprios dedoches com o uso de materiais que temos a nossa disposição.

Está ferramenta tem muito versatilidade uma vez que podemos adaptá-los para contarmos desde contos literários clássicos como a Bela & Fera, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, João e o pé de feijão dentre tantos outros.

Mas os dedoches também podem ser ofertados para as crianças sem uma temática específica definida e assim ao de servir para que brinquem de faz de conta e se divirtam em seu mundo de imaginações.

DE QUE MATERIAIS PODEM SER FEITOS OS DEDOCHES?

Devido a toda sua versatilidade os dedoches podem ser feitos de diversos materiais como feltro, tecido, E.V.A ou Papel

Lembrando que mais importante do que o material a ser usado em sua fabricação é o objetivo do uso dos dedoches, poies eles são uma forma muito divertida de contar histórias e estimular os pequenos a se inserirem no mundo da leitura de forma prazerosa e lúdica, já que essas pequenas peças tem o poder de estimular a imaginação e a criatividade das nossas crianças.

SOBRE OS DEDOCHES DAS VOGAIS

Sabendo que os dedoches são uma bela ferramenta para contação de histórias, propomos os dedoches das vogais, para que crianças e professores possam criar belas histórias de faz de conta sobre as vogais, ajudando desta forma os pequenos a fixarem o conteúdo vogais.

Como os dedoches possuem figuras ainda proporcionam que os pequenos reflitam sobre os sons iniciais das palavras iniciadas com as vogais, exercitando a noção de grafema e fonema.

COMO MONTAR OS DEDOCHES DAS VOGAIS?

Para montar os dedoches das vogais basta pintar, recortar os dedoches nos locais indicados.

Habilidades BNCC

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.



Planos de aulas sugeridos:




Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem